Coquetel Molotov

Destaque Notícias, Festival

COM LIA DE ITAMARACÁ, CLARICE FALCÃO, BLACK ALIEN, SEVDALIZA, LINIKER E OUTRAS ATRAÇÕES, FESTIVAL NO AR CHEGA À 16ª EDIÇÃO

Depois de uma bela comemoração dos 15 anos em 2018, o festival pernambucano TNT Energy Drink apresenta: No Ar Coquetel Molotov realiza mais uma edição neste ano, que acontece dia 16 de novembro, no Caxangá Golf Country Club, no Recife. Além da apresentação pelo TNT Energy Drink, o evento também tem o patrocínio da Baterias Moura, Uninassau, Natura Musical, CEPE e cerveja Itaipava. Com nomes como a iraniana/holandesa Sevdaliza, Black Alien, Liniker e os Caramelows, a lenda Lia de Itamaracá, lançando novo disco produzido pelo DJ Dolores, a revelação do indie Terno Rei, a rapper Drik Barbosa, o DJ Gui Boratto, que, com sua presença, populariza ainda mais a relação entre a música eletrônica e o festival, MC Tha, Rosa Neon e a também pernambucana Clarice Falcão, a programação promete mais uma data inesquecível.

Como já é o esperado, além da música, o evento ainda conta com a Feira Na Laje, que reúne marcas de moda da região, ações de sustentabilidade, igualdade de gênero e acessibilidade e atividades pela capital pernambucana nos dias que antecedem o festival, como a Mostra Play The Movie, Revérse na Rua com oficinas e festa na rua gratuita, além da segunda edição do Coquetel Molotov Negócios com talks sobre música e economia criativa. A programação completa será divulgada em breve, mas o evento vai acontecer no Apolo 235, entre os dias 13 e 15 de novembro, em parceria com o Porto+ e Porto Digital. Estão confirmados Pedro Vilhena, que trabalha há 15 anos com conteúdo digital para artistas, marcas e emissoras. Atualmente, é responsável por parcerias de conteúdo do Facebook e Instagram para o mercado musical no Brasil. Os jornalistas Luccas Oliveira, do jornal O Globo, e Tony Aiex, do site Tenho Mais Discos Que Amigos, também estarão presentes. E, ainda, a realização do Departameme de Aslan Cabral com a presença da Irmã Zuleide, a evangélica mais queridinha das redes sociais, com mais de 10 milhões de fiéis, conhecida por seu horóscopo certeiro. A ABMI é parceira na iniciativa e vai oferecer um dia de programação do projeto. E ainda, o No Ar mantém sua parceria com o Festival da Juventude, que vai acontecer dia 09 de novembro, no Parque da Macaxeira. A programação completa será divulgada em breve.

Desde a sua estreia, o No Ar tornou-se mais que uma imensa festa para os apreciadores de música e diversão e virou um espaço onde a diversidade é respeitada e incentivada. Um festival de resistência que preza pelo respeito e fortalece suas ativações com importantes parcerias, sendo o único que tem a  Women Friendly – Empresa Amiga da Mulher como parceira. Além disso, desde o ano passado, passou a fazer parte da Keychange, uma iniciativa internacional pioneira, que estimula o equilíbrio de gênero na programação dos festivais e encoraja as mulheres a transformarem o futuro da música.. Ingressos já estão à venda pela Sympla aqui.

Atrações

O palco Coquetel Molotov vai receber a revelação MC Tha, que traz um som mergulhado em referências de música brasileira e umbanda, a enigmática iraniana, radicada na Holanda, Sevdaliza, além do rapper Black Alien com disco novo, Abaixo de Zero: Hello Hell, do pernambucano Luiz Lins e Liniker & os Caramelows, que estreia no festival e vai apresentar a turnê do disco Goela Abaixo. O público vai poder conferir também a lenda Lia de Itamaracá, que fará o lançamento do álbum Ciranda Sem Fim, produzido pelo DJ Dolores. O novo disco de Lia, também guiado pela ciranda, apresenta músicas mais intimistas e românticas, mostrando ao público uma cantora que também consegue se reinventar. Para fechar a programação do palco principal, os DJs Coppola e Gui Boratto agitam o público presente.

Já no palco Natura Musical terá a rapper Drik Barbosa com novo álbum homônimo que será lançado no próximo dia 11 de outubro. Uana Mahin chega com canções do seu primeiro disco, Pantera, que transita pelo universo dos orixás, com referências que vão do jazz à salsa passando por vários elementos da música afro-brasileira. Com refrões chiclete e danças coreografadas simples, a banda Rosa Neon sobe ao palco pra todo mundo dançar com as músicas do primeiro álbum homônimo, já o grupo indie Terno Rei apresenta o disco Violeta, aclamado pela crítica especializada, OQuadro, diretamente da Bahia, também está confirmado com o segundo disco, Nêgo Roque. E depois de algumas especulações, a pernambucana Clarice Falcão confirma que retorna ao No Ar com o novo álbum Tem Conserto. E ainda terá o rapper Denov, uma apresentação especial da pernambucana Dani Costa e fecha com a DJ Cherolainne fazendo um b2b com o DJ JV, ambos do coletivo Revérse, do Recife, seguido da festa paulistana Gop Tun.

E no palco Sonic, a recifense Siba Carvalho apresenta canções de seu primeiro EP, Somos Um, lançado ano passado e que passa por questões acerca da espiritualidade, feminismo, preservação do meio ambiente e visibilidade LGBTQI+. Além dela, as também pernambucanas Aventura, Torre, Jurandex e Bione. Já Satanique Samba Trio vem do Distrito Federal e traz um som calcado em MPB instrumental com aspirações experimentalistas. E, pra fechar, os sergipanos da Taco de Golfe e a revelação Saskia, direto do Rio Grande do Sul, que recentemente lançou o disco Pqs. Importante ressaltar que, em parceria com o coletivo Nativa, a equipe técnica do palco será formada exclusivamente por mulheres. O Nativa é uma rede colaborativa criada com o propósito de encontrar maneiras de continuar mantendo as mulheres em atividade e de auxiliar as que desejam se inserir no mercado e não sabem por onde começar.

E, além dos três palcos, o público vai poder conferir Batestaca convidando MADDAM na Som na Rural.

PALCO COQUETEL MOLOTOV

MC Tha (SP)

Lia de Itamaracá (PE)

Sevdaliza (Irã / Holanda)

Luiz Lins (PE)

Liniker e os Caramelows (SP)

Black Alien (SP)

Coppola (SP)

Gui Boratto (SP)

PALCO NATURA MUSICAL

Uana Mahin (PE)

Clarice Falcão (PE)

Terno Rei (SP)

Rosa Neon (BH)

Drik Barbosa (SP)

Denov (SP)

Dani Costa, o show da queridinha (PE)

OQuadro (BA)

Revérse Djs (PE) Cherolainne b2b JV

Gop Tun (SP)

PALCO SONIC

Aventura (PE)

Siba Carvalho (PE)

Torre (PE)

Satanique Samba Trio (DF)

Taco de Golfe (SE)

Raça (SP)

Bione (PE)

Jurandex (PE)

Saskia (RS)

SOM NA RURAL

Batestaca (PE) convida MADDAM (PE)

Mostra Play The Movie

Como parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov, a Mostra Play The Movie completa 12 anos. As sessões da Mostra acontecem desta vez no COMPAZ Ariano Suassuna e no Cine Teatro Fernando Santa Cruz, no Mercado Eufrásio Barbosa, trazendo em sua programação uma seleção de videoclipes e documentários inéditos entre os dias 22 e 26 de outubro. O evento conta com patrocínio das Baterias Moura e Uninassau através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Canal Curta.

No início da semana, a Mostra Play The Movie vai até o COMPAZ Ariano Suassuna, no Cordeiro, para apresentar sessões especiais com os filmes pernambucanos “Chico Science: Caranguejo Elétrico” e “Sete Corações” para jovens da comunidade e de escolas próximas. Nos dias seguintes, o evento parte para o Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, onde serão exibidos “Clara Estrela”, biografia sobre a cantora Clara Nunes, em uma sessão de acessibilidade com janela de libras e audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Antes da sessão, acontece a exibição do curta “Neurônios da Ilha”, de Rostand Costa. Completam a seleção de filmes os documentários “Erlon Chaves – Maestro do Veneno” (Dir: Alessandro Gamo) e “Sotaque Elétrico” (Dir: Caio Jobim e Pablo Francischelli), que apresenta o histórico da guitarra em terras brasileiras.

Além da exibição dos filmes, a Play The Movie apresenta três cine-concertos no local, um com as bandas pernambucanas Guma e Buffalo Lecter e outro com o duo TOMAGA, que está vindo ao Brasil através do programa Pontes do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, e do British Council. Na semana do evento, o TOMAGA realiza uma imersão com músicos e artistas locais, com colaboração de Benke Ferraz, no Estúdio Apollo17 (Recife Antigo) com workshops nos dias 22, 23 e 24, das 14h às 18h, com inscrições gratuitas aqui até dia 17 de outubro ou até encerrarem as vagas.

Programa Coquetel Molotov

Tendo surgido até antes do festival, o programa Coquetel Molotov completou 15 anos na Rádio Universitária FM – 99,9 MHz, sendo transmitido até hoje semanalmente de segunda à quinta, das 15h às 16h e aos sábados, das 14h às 16h. Para celebrar a chegada de mais uma edição do festival No Ar, o programa vai apresentar edições especiais aos sábados a partir do dia 12 de outubro, data que marca 1000 edições do Coquetel Molotov no dial pernambucano. A cada semana, os ouvintes terão a oportunidade de conferir a gravação de um show ao vivo que passou pelo lineup do No Ar em seus primeiros anos. Após a exibição, as edições ficarão disponívels online no site www.coquetelmolotov.com.br e no Spotify.

Oficinas / 3º Salão Contemporâneo de Tattoo

Para este ano, Nando Zevê, um dos principais artistas e tatuadores do Recife, preparou uma série de eventos ao longo dos meses de setembro e outubro como preparativo para o 3º Salão Contemporâneo de Tattoo, que ocorre dentro do festival. Em outubro, a programação de prévias traz a Oficina de Desenho com Lucas Faustino na ZV Tatuagem e Galeria, dia 13. Na ocasião, os participantes irão conhecer processos de construção de desenhos para tatuagem com o auxílio de mesa de luz; o conteúdo visa apresentar técnicas de composição e colagem analógica, tudo feito no papel. Já no dia 23, terá um bate-papo com o tema Representatividade na Tattoo, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM.

O cronograma de atividades se encerra com a exposição da Magda Santana na ZV Tatuagem e Galeria dia 19 de novembro, logo após o 3º Salão Contemporâneo de Tattoo que vai acontecer durante o festival, no Caxangá Golf Club. Na programação para a terceira edição do evento terão exposições, performances, bate papo e oficinas envolvendo arte e tatuagem. “As ações de formação do Salão têm o objetivo fortalecer a nossa cena de tattoo, tanto iniciando artistas no ramo, quanto capacitando artistas recém iniciados”, conta Zevê.

Women Friendly x NOARCM

O selo Women Friendly é fruto da parceria entre a executiva Ana Addobatti e a advogada Nathalia Waldon e foi criado em 2017 com um objetivo muito simples: prevenir e combater o assédio em ambientes de trabalho, seja este provocado por agentes internos ou externos. O assédio se tornou um tema muito debatido nas questões que dizem respeito à violência contra à mulher. Ele, que pode ser moral, psicológico, virtual, sexual, entre muitos outros, busca definir comportamentos que importunam um pessoa ou um grupo específico e não deixa de  marcar presença em eventos de música.

Pensando nisso, Ana Garcia, diretora do No Ar Coquetel Molotov, na expectativa de criar um ambiente mais seguro para todos, convidou em 2017, o selo Women Friendly para compor as ações contra o assédio durante o festival. A parceria chegou ao terceiro ano com o selo marcando presença na 16ª edição do festival. Nas duas edições anteriores, em 2017 e 2018, foram realizadas diversas ações antes, durante e depois do evento. Entre as práticas adotadas pela Women Friendly para o festival, houve o treinamento de seguranças, bombeiros e equipe do bar com workshops presenciais, cartazes em pontos estratégicos durante o evento – para estimular o público a denunciar os casos – e uma campanha pré-evento realizada nas redes sociais para exemplificar como o assédio atinge as mulheres. O festival também realizou em parceria com o selo um workshop gratuito para seus seguidores.

Para este ano, as ações educativas, principalmente nas redes sociais do Festival, já estão sendo pensadas com uma abordagem para alertar o público sobre o que é o assédio e como pedir ajuda à equipe do evento. Todos são treinados para que saibam agir e atuar de acordo com a lei brasileira e orientações da ONU e, assim, criar um espaço de harmonia no evento. Ana Adobatti aponta a importância do treinamento como uma questão de entender as diferenças. Os workshops também abordam questões que focam na proteção do público, independentemente de sua orientação sexual e identidade de gênero e pontua: “O cuidado com as funcionárias também é enfatizado no treinamento para que elas saibam como pedir ajuda e a quem recorrer, em caso de uma atitude inapropriada de um ou uma cliente.”

Por um festival sustentável

Em 2019 o No Ar repetirá a parceria com o Projeto Evento Neutro, neutralizando, assim, as emissões de gás carbônico provocadas em função do evento e apoiando iniciativas como o Projeto Ecomapuá, localizado na Amazônia Paraense. Além disso, mantém a sua política de copos retornáveis e descontos para quem vai de bicicleta.

Voltado à educação e ações contra as mudanças climáticas, o programa Evento Neutro foi criado pela Eccaplan, startup de consultoria em sustentabilidade e desenvolvido por especialistas com base no protocolo de Kyoto e no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo atendendo aos mais variados mercados, desde empresas de tecnologia a eventos como o No Ar.

Em 2017, primeiro ano de parceria do festival com o projeto, foram 38.761 kg de CO2 neutralizados a partir do cálculo de logística do evento, considerando toda a infraestrutura necessária e o deslocamento dos envolvidos durante o período da montagem e desmontagem. Para o resultado final são utilizados o número de bandas e o deslocamento de cada uma, dados sobre a logística do staff, se houve ou não o uso de gerador, a quantidade de resíduos destinados a reciclagem e/ou à aterro e o consumo de energia da rede pública. Todas essas informações são colocadas na planilha da GHG Protocol, uma ferramenta utilizada para realizar os inventários de emissões anuais, gerenciando e quantificando essas emissões.

Assim, com essas informações é possível reverter os valores em Kg equivalente ao CO2 emitido na atmosfera. Cada tonelada gera um crédito, que resulta em apoios a projetos ambientais brasileiros, certificados e auditados. Este ano, o projeto apoiado pelo Coquetel Molotov é o Projeto Ecomapuá, localizado na Amazônia Paraense, que tem como objetivo conservar e preservar a biodiversidade ali presente. Além disso, o apoio fortalece o uso sustentável dos recursos naturais promovendo o desenvolvimento econômico e social de mais de 100 famílias da região.

SERVIÇO

TNT Apresenta

No Ar Coquetel Molotov 2019

Shows com MC Tha, Drik Barbosa, Rosa Neon, Sevdaliza, Black Alien, Gop Tun e Liniker e os Caramelows, entre outros

Local | Caxangá Golf Country Club – Av. Caxangá, 5362 – Iputinga Data | 16.11 Horário | a partir das 13h Ingressos LIMITADOS  | 

3º Lote: R$ 60,00 (meia), R$ 120,00 (inteira) e R$ 85,00 (social – levar 1 kg de alimento não-perecível) Link para compra online | www.sympla.com.br/noar2019 Pontos de venda | Avesso (Avenida Rui Barbosa, 806) – seg a sexta, das 9h30 às 19h30 e sábado das 9h às 18h. Formas de pagamento no local | Dinheiro 

Classificação indicativa para 16 anos desde que estejam com esta autorização por escrito e com firma reconhecida pelos seus responsáveis legais em duas cópias. www.coquetelmolotov.com.br | www.facebook.com/noarcm

Patrocínio: Baterias Moura, Uninassau, Natura Musical, CEPE

Apoio: Instituto Conceição Moura, Embaixada do Reino dos Países Baixos, Copergás, Women Friendly, Todxs, Porto Digital, Porto+, Som na Rural, Nando Zevê, Moka, Buffalo, Café 8, Prefeitura do Recife, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco

Cerveja oficial: Itaipava

Mídia oficial: Universitária FM, 99.9, O Grito!, Continente, TMDQA!, Brasileiríssimos, Elemídia, Jovem Pan

Player oficial: Spotify

Venda Oficial: Sympla

Realização: Coda

Nenhum comentário

Deixe um novo comentário