Coquetel Molotov

Destaque Notícias, Vídeo

DOCUMENTÁRIO REGISTRA TURNÊ DO THE BAGGIOS PELO NORDESTE

Sete anos de existência, três EPs lançados, turnês, festivais, prêmios regionais e nacionais. É apenas um resumo do que é a dupla sergipana The Baggios, que acaba de lançar oficialmente o seu primeiro documentário. Um auto-registro da turnê que fizeram pelo Nordeste em agosto deste ano.

Júlio Andrade (guitarra) e Gabriel Carvalho (bateria) pegaram a estrada e fizeram uma tour que passou por seis estados e nove cidades (Fortaleza, Natal, Campina Grande, Recife, Maceió, Camaçari, Feira de Santana e Salvador) onde concederam entrevistas, gravaram musicas inéditas e fizeram shows empolgantes.

O documentário traz registros de todos os shows, depoimentos do público, produtores, músicos e dos próprios integrantes da The Baggios. Tudo permeado pelo barulho que somente músicos calejados como os meninos são capazes de fazer valer. Confira abaixo o vídeo-documentário e uma entrevista que Tathianna fez com Júlio Andrade.

Por que fazer um documentário sobre a turnê do The Baggios pelo Nordeste?
Já tínhamos feito quatro turnês e nenhuma tinha sido registrada em vídeo. Achei que seria importante mostrar ao público como funcionam nossas turnês, como é o clima dos shows e das nossas viagens. E aproveitamos esse momento legal que estamos vivendo, com o nosso disco ganhando toda semana uma resenha positiva.

Como foi feito este registro?
A gente tinha acabado de lançar o nosso primeiro disco oficial em Julho, e eu já estava sondando alguns contatos para armar a primeira turnê de divulgação dele. Foi quando fomos convidados para tocar na Feira da Música de Fortaleza. Cidade perfeita como ponto de partida para nossa tour. Compramos uma filmadora e saímos registrando tudo: as viagens, depoimentos de músicos, produtores, entrevistas, algumas presepadas, e na hora das nossas apresentações deixávamos a câmera com algum brother para poder ter os registros dos shows com movimentos e facilitar na edição.

O que vocês usaram de equipamentos?
Usamos uma Handycam da Sony, que filma em Full HD. Em Maceió ganhamos o reforço de Victor Balde e Arthur Soares (http://www.flickr.com/photos/snapic), fotógrafos sergipanos que acompanharam e registraram nosso show por lá. Eles tem nos acompanhado há mais de três anos e sempre que podemos os levamos nas tours.

Você está feliz com o resultado?
Estou muito feliz. Os vídeos inicialmente serviriam para vídeo-release da turnê. Seriam quatro partes e eu lançaria uma por semana na internet. Mas quando eu estava editando vi que tinha muito vídeo que não queria desperdiçar e arrisquei editar um longa metragem. No lançamento, realizado no último sábado, foi muito aplaudido, me deixando muito aliviado, porque acredito que a cada dia que passa as pessoas estão sem paciência de assistir videos longos. Estou feliz com que as pessoas vem comentando sobre o filme. Eles tem sinalizado o que realmente o que eu queria.

Quanto tempo você está na estrada como músico? Você vê melhoras ou pioras para circular?
Eu toco em banda desde 2001. Mas o The Baggios nasceu em 2004. A cada ano as condições das turnês têm melhorado muito. Nossa primeira turnê pelo Nordeste foi em 2009 e tivemos que fazer três shows aqui em Sergipe para arrecadar grana e assim poder bancar todos os custos da viagem. Dos seis shows marcados só rolaram quatro, os outros dois cancelaram em cima da hora. A primeira experiência foi frustrante! Além de estar investindo para chegar nas cidades, a galera cancelava em cima da hora e mal oferecia o basicão que é comida e “durmida”. Nessa última tour que fizemos pelo NE, saímos no zero a zero. Não tiramos um conto do bolso, alguns tiveram cachês e ainda podemos fazer onze shows em boas condições, para um público legal e ainda rendendo alguns contatos bacanas. As coisas estão melhorando. Uhu! Um dia agente chega lá.

Qual o próximo passo?
Estamos finalizando um clipe e começando a produção de outro. Provavelmente no primeiro semestre do ano que vem iremos lançá-los. Estamos trocando alguns emails com um produtor da Argentina que curtiu nosso som e está interessado em colocar a banda para circular por lá. De repente nossa próxima turnê seja pela Argentina.
Estamos também conversando sobre a possibilidade de fazer um registro decente (áudio e vídeo) do nosso show, dia 16 de dezembro no Capitão Cook (espécie de Pub onde rolam os Rocks em Aracaju).
Acho que é isso. Estamos na pilha de tá circulando e divulgando esse novo disco. Quem tiver interessado ai, só mandar email para thebaggios@gmail.com ou nos acompanhar nas redes sócias: http://www.facebook.com/thebaggios ou @thebaggios. See ya!

Nenhum comentário

Deixe um novo comentário