No Ar Coquetel Molotov 2011

Petrobras apresenta em outubro o festival No Ar Coquetel Molotov, evento que chega a sua oitava edição no Recife e pelo segundo ano consecutivo em Salvador. Selecionado pelo Edital de Festivais do Programa Petrobras Cultural, o No Ar traz em 2011 uma programação ampliada reunindo shows, workshops, seminários e a Mostra Play The Movie, que neste ano acontece no Cinema São Luiz, homenageando o cineasta Marcelo Gomes.

As primeiras atrações confirmadas para o No Ar 2011 são Rômulo Fróes (SP), Guillemots (Inglaterra) e HEALTH (EUA), sendo que estes dois grupos internacionais estão vindo pela primeira vez ao Brasil. No Recife, o festival começa com uma série de atividades em setembro e chega a seu ápice, com as principais atrações e shows internacionais nos dias 14 e 15 de outubro no Centro de Convenções da UFPE. Em Salvador, os shows acontecem na Concha Acústica do Teatro Castro Alves nos dias 11 e 12 de outubro.

O No Ar Coquetel Molotov vai apresentar ao todo mais de vinte shows com bandas e artistas nacionais e internacionais. Em parceria com o projeto Pátio Sonoro, da Prefeitura do Recife, o festival vai organizar novamente uma programação de prévias no Pátio de São Pedro com shows semanais, que serão selecionados a partir de um edital em agosto para grupos locais.

Atrações – A música foi a responsável por reunir gente de diferentes países e culturas para formar o Guillemots. E foi em 2004 na Inglaterra que a banda surgiu através de um anúncio postado pelo vocalista Fyfe Dangerfield. A ele se juntaram o guitarrista brasileiro MC Lord Magrão, a baixista canadense Aristazabal Hawkes e o baterista e percussionista escocês Greig Stewart. Dois anos depois do primeiro encontro e dos primeiros shows, o Guillemots lançou seu aclamado disco de estreia, “Through the Windowpane”, indicado ao Mercury Music Prize no ano seguinte.

Formada em 2007, em Los Angeles, os garotos do HEALTH apostam no noise e na experimentação para criar um dos sons mais interessantes e impactantes dos últimos anos. Foi assim que em pouco tempo fizeram muitos shows e ganharam a simpatia de artistas como Trent Reznor, que chamou o grupo para abrir a turnê “Lights in the sky” de sua banda Nine Inch Nails. Suas músicas já ganharam remixes de artistas como Crystal Castles, Pictureplane e Gold Panda.

Apontado na edição da Revista Bravo de junho de 2008 e pela revista Trip edição de junho de 2009 como um dos artistas mais influentes de sua geração, Rômulo Fróes vem ao festival No Ar 2011 para lançar seu quarto disco “Um Labirinto em Cada Pé”. Em uma discografia que alterna a (des)construção do samba e da canção na música brasileira com momentos mais roqueiros, Rômulo Fróes apresenta em seu novo trabalho o fruto de suas parcerias com Nuno Ramos, Clima e Rodrigo Campos, cujos cavaquinho e violão estão no eixo da sonoridade conquistada nesse novo trabalho.

Histórico – O festival No Ar Coquetel Molotov nasceu no Recife em 2004 e surgiu apostando na pluralidade musical do cenário independente brasileiro e mundial. Foi assim que o evento foi crescendo ao longo dos anos e apresentando ao público shows inesquecíveis como os do Teenage Fanclub, Dinosaur Jr, Tortoise, CocoRosie, Peter Bjorn and John e Beirut. E além da programação de shows, o No Ar Coquetel Molotov promove um verdadeiro encontro entre áreas culturais e artísticas diversas em exposições, mostras de cinema, workshops, seminários e feira cultural.

Petrobras apresenta:
No Ar Coquetel Molotov
Shows com:
Guillemots (Inglaterra), HEALTH (EUA), Rômulo Fróes e diversas atrações
Locais: Recife e Salvador – Outubro / 2011
Patrocínio: Petrobras
Apoio cultural: Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Sistema de Incentivo à Cultura, RedBull, CulturesFrance, Faculdade Barros Melo – AESO, Mingus, Globo Nordeste, TVU e Rádio Universitária FM
Realização: Coquetel Molotov Produções