Coquetel Molotov

Eventos

FESTIVAL “MOSTRA NA RODA” ACONTECE NA VÁRZEA PELO TERCEIRO ANO

O Centro de Capoeira São Salomão, fundado em 28 de junho de 1997 no Recife e reconhecido pelo MINC em 2008 como Ponto de Cultura, vem abrigando iniciativas culturais diversas, sendo uma delas o Festival de Cultura ‘Mostra na Roda’, que teve sua primeira edição em fevereiro de 2017.

Neste ano, entre os dias 06 e 10 de fevereiro, o festival conta com nomes como Flaira Ferro, Orun Santana, Helder Vasconcelos e o Boi Marinho, Odailta Alves, Mestre Ulisses e o Coco de Seu Mané. Na feirinha de artesanato que funcionará nos dias 8, 9 e 10/02, teremos a ilustre presença de Maciel Salu que vai discotecar. O evento ocorre na sede do CCSS na Rua Amaro Gomes Poroca, 267, Várzea.

A ideia do Festival de Cultura ‘Mostra Na Roda’ surgiu em rodas de conversas entre os e as capoeiristas do centro, ao reconhecerem o potencial artístico vivido por cada um deles e delas em outros espaços e produções já consagradas no cenário pernambucano. Dentre as (os) capoeiristas do centro existem profissionais das artes cênicas, fotografia, música, poesia, dança, escultura, artesanato, robótica e gastronomia.

A integração entre linguagens artísticas que perpassam ou se imbricam com o universo da capoeira está na essência da proposta do festival. A principal inovação do festival, explicitada no nome do evento, é a possibilidade de tornar a roda de capoeira palco pra outras linguagens, ao tempo em que se fortalece os significados deste espaço simbólico.

Em vários dos espetáculos apresentados na primeira edição, a capoeira apareceu espontânea ou planejadamente, e esse é um dos diferenciais do projeto, na medida em que dá visibilidade à Capoeira a partir da sua relação com as diversas artes, funcionando como instrumento de valorização e salvaguarda de uma prática cultural de resistência, hoje oficialmente reconhecida.

Nenhum comentário

Deixe um novo comentário