CODA Apresenta

Coquetel Molotov.exe

Okado do Canal _ DESAFIO – DJ PHINO VERSOS OKADO DO CANAL

DESAFIO – DJ PHINO VERSOS OKADO DO CANAL

Início da pandemia. A gente afastado, um tempo sem trabalhar junto. Vai abrir pra show, num vai abrir, aquela ansiedade, ele endoidando lá e eu aqui. Resolvemos fazer uma live de lançamento do EP Preto Mermo (ia ser um show, mas a pandemia chegou, esperamos, nada pra nada, acabou virando uma live). Nos ensaios, começamos a falar sobre produzir.

Primeiro ele fez um beat e me desafiou a escrever uma letra em cima do beat dele. No outro ensaio, eu já voltei com duas – desafiando ele a criar um beat pra outra letra que eu levei. E assim seguimos até fechar o EP.
Para além dessa necessidade de descontrair e de manter a mente ativa, focando numa produção, a gente queria lançar DJ Phino como beatmaker – que já tinha algumas produções, mas a galera ainda via como DJ. Daí juntamos as duas intenções nesse processo, mas ainda aguardando o momento certo de lançar.

Essa brincadeira acabou fazendo com que o EP fosse bem versátil: a primeira música é um boombap, pegada anos 90; já a segunda é um afrotrap; e a terceira um trap numa pegada mais egotrip. A segunda metade é toda de coisas que eu nunca tinha trabalhado na vida, que ele trouxe pra tirar da zona de conforto: uma faixa instrumental, em seguida uma love song e pra fechar um grime.

Daí surgiu o nome: DESAFIO – DJ PHINO VERSOS OKADO DO CANAL. Onde o “versos”, com o, representa que não é um contra o outro, mas sim uma contribuição de um para o outro, através dos versos.

Ficha Técnica do EP:
Nome: Desafio – DJ Phino versos Okado do Canal
Autor: Okado do Canal
Intérprete: Okado do Canal
Direção Musical: DJ Phino
Instrumental: DJ Phino
Captação: Lucas Ferraz
Mixagem e Masterização: Lucas Ferraz
Produção Executiva: Rodrigo Ramos
Fotografia e Arte da Capa: Rodrigo Garcia

Ficha Técnica do Vídeo:
Direção de Arte: Amanda Dias
Direção de Fotografia: Natália Correa
Assistente de Câmera: Rodrigo Garcia
Still: Rodrigo Garcia
Iluminação: Rodrigo Garcia
Captação e Edição de Áudio: Paulo Neto
Edição de Vídeo: Rick Almeida
Produção: Rodrigo Ramos
Assistência de Produção: Igor Alves
Voz: Okado do Canal
DJ e segunda voz: DJ Phino
Percussão: Fábio Tuzinho

Okado do Canal

Ellan Pricilio Alves Barreto – 28 anos, morador da Favela do Canal (Arruda, Recife-PE)

Okado do Canal – Rapper, bboy, arte-educador, ator, roteirista e diretor audiovisual

Foi na dança de rua que Ellan se iniciou como artista, ainda criança. Destaque do breaking
nacional, Okado leva a Favela do Canal no nome e no peito, tendo vencido dezenas de batalhas no Nordeste e até fora do país. Desde 2012, através do FavelaNews, diversas atividades e oficinas foram realizadas nas periferias da Zona Norte do Recife. Muitos que já não se sentem estimulados no ensino regular, encontram inspiração na figura do arte-educador jovem, negro, que fala a linguagem das crianças e adolescentes da periferia. Das ruas para as telas, o ator chega a partir de 2016 pra reforçar a crítica sobre a falta de espaço para pretos periféricos no cinema pernambucano, com atuações em curtas e longas-metragem ao lado de grandes nomes da cena local e nacional. Em 2019, fundou o Espaço Cultural Ládobeco em sua própria casa, onde vem realizando minicursos de formação em audiovisual, priorizando profissionais pretos/as.

Seu início no rap foi em 2006, ainda aos 13 anos, mas só a partir do EP Mudanças (2019), que o rapper voltou seu foco para a música e para poder viver (bem) dela, anunciando uma nova fase na vida do artista. Em 2020 lançou o EP “Preto Mermo”, como um grito de autoafirmação. Reverenciando os antepassados, reis e rainhas que foram escravizados. De cabeça erguida pra mostrar que a favela também tem sonhos, conquistas e aprendizados. Pra que as próximas gerações lembrem das vitórias das pretas e pretos favelados.

Durante a pandemia, Okado do Canal chamou atenção ao trazer a perspectiva do cinema para seus clipes, inicialmente com ‘Ei Brown’ e ‘Vamos se Armar’ (faixas do EP Preto Mermo).Também lançou novos singles, variando do rap ao trapfunk, como ‘Brasil com Z’ em parceria com o DJ Phino, e ‘Planos’ com Calango MC. Ao final do ano, lançou o single ‘Medo do Medo’, com letra e clipe que impressionaram o público. Também aproveitou a fase sem shows de rua para realizar live própria e participar de outras, como do Enegrecer a Política; do Favela Funk PE, de Zé Brown, entre outras. Ainda no primeiro semestre de 2021 serão lançadas algumas músicas novas, já gravadas, com parcerias de peso como MC Leozinho, Shevchenko e Elloco. Além de um EP em parceria com DJ Phino, chamado “Desafio”.

Instagram

design+dev Camila Lins