. COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS LIGA JOÃO PESSOA AO MAPA DA MÚSICA INDEPENDENTE

Centro histórico da capital paraibana recebe evento entre os dias 30 de maio e 1º de junho com atividades voltadas à formação profissional de músicos, artistas e produtores culturais

O Coquetel Molotov Negócios desembarca em João Pessoa com uma programação intensa que une cultura, inovação e desenvolvimento da cadeia produtiva da música no Nordeste. De 30 de maio a 1º de junho, a capital paraibana será palco de oficinas, debates, painéis, showcases e encontros estratégicos que reúnem importantes nomes do mercado musical nacional. A programação é toda gratuita e as inscrições já estão abertas.

“Chegamos em João Pessoa em um momento muito oportuno. A cidade está efervescente, com uma cena cultural potente, diversos artistas incríveis, casas de show pulsando e movimentos que merecem ser reconhecidos nacionalmente. Nosso foco com o Negócios é colocar os holofotes sobre esses novos nomes e proporcionar um espaço real de encontro, diálogo e construção. Estamos trazendo importantes festivais e agentes do mercado musical de várias partes do Brasil justamente para conhecer de perto os artistas e toda essa energia que a cidade tem a oferecer” conta Ana Garcia, diretora do Coquetel Molotov.

A curadoria contou com a participação de Mari Santana, flautista, cantora, compositora e produtora cultural. Artista da periferia de João Pessoa (PB), faz parte do coletivo artístico BBS Lab, que fomenta artistas da cena das favelas e complexos de bairros periféricos da Paraíba, e Lenne Ferreira diretora da Aqualtune Produções, editora do portal Afoitas e parte da equipe do projeto há três anos.

Programação – Com patrocínio da AeC, por meio da Lei Rouanet, e realização da Coda Produções em parceria com o Ministério da Cultura, a programação tem início no dia 30 de maio, no Centro Histórico, com a Oficina Elaboração de Projetos Culturais com Gerson Abrantes, fundador da Parahybólica Cultural. Pouco depois, acontece a Caminhada Jampa Negra, das 15h às 17h. Em seguida, o Hotel Globo recebe a Session com Luiz Lins, Bione, A Fúria Negra e Clara Potiguara com produção de Benke Ferraz (Boogarins), em uma celebração das confluências musicais entre artistas da Paraíba e de Pernambuco, com foco na diversidade e potência da música independente do Nordeste.

Nos dias 31 de maio (sábado) e 1º de junho (domingo), a programação começa pela manhã com uma rodada de pitchings na Vila do Porto, das 10h às 12h, direcionada a artistas autorais. Cada participante terá até cinco minutos para apresentar sua trajetória e obra a agentes do mercado musical de todo o Brasil. Ao todo, 40 artistas serão selecionados para este momento de visibilidade e conexão. Neste dia, a ONErpm apresenta um workshop especial chamado “Descomplicando as DSPs: Boas práticas para um pitching efetivo para para o streaming e Palco Digital” com estratégias para músicos no YouTube com a participação de Julia de Camilo (DSP Relations Coordinator) e Pietá Rivas (Coordenadora do time de vídeos).

À tarde, nos dois dias, diferentes espaços do Centro Histórico receberão oficinas e paineis. No IAB, a oficina “Deezer Apresenta: Estratégias Digitais para Artistas” ocorre às 14h, com a presença de Helena Gaia (líder de Artist Relations da Deezer América Latina) e Eduardo Ribas (Coord. de Diversidade e Inclusão) explorando formas de ampliar a presença artística nas plataformas de streaming. Na sequência às 16h, o painel “Palco Aberto: Festivais e Casas de Show fomentando cenas” reúne Alexandre Rossi (Circo Voador), Gerson Dias (Psica), Xyco Vasconcelos (Caravela Cultural) e Giovanna Maia (Loca Como Tu Madre), com mediação de Ana Morena (DoSol).

Já a Associação Cultural Balaio Nordeste sedia a partir das 14h a oficina “Inteligência Artificial na Produção Musical”, com Chico Corrêa e Vieira, apresentando o uso do app Moises no processo criativo. Também às 14h no Na Garagem Discos, ocorre a oficina “Desvendando o TikTok para Artistas”, com o consultor de marketing digital Clemente Magalhães “Clê”, do projeto Corredor 5.

Ainda no sábado, das 16h às 17h30, o Hotel Globo abriga o talk “Palavras girando ao redor do sol”, com a artista Cátia de França e mediação de Lenne Ferreira (Aqualtune Produções e Afoitas). Em seguida, às 17h30, a programação retorna ao Na Garagem com o debate “Qual o Futuro que Estamos Construindo para João Pessoa?”, com Ramon Suarez (Vila do Porto/Festival Alumiô), Gabriella Kollontai Benvenutty (Casa das Benvenutty), Mari Santana (Jazz & Beats), Neguin do Rap (Rolê de Quebrada) e mediação de Gi Ismael (diretora de comunicação da ATUA).

No domingo, a partir das 11h, o IAB sedia a Oficina Da Margem para o Mundo: Caminhos de Circulação na Música Eletrônica com IDLIBRA, que irá abordar processos e estratégias que visam a expansão da carreira de artistas da música eletrônica no mercado internacional e em grandes plataformas do nicho. A partir de experiências da artista em sua trajetória como sua própria manager, o talk tem o objetivo de ilustrar possibilidades de difusão e conexão entre DJs e produtores musicais com curadores, gravadoras e outros artistas do mercado da música eletrônica no Brasil e no mundo. Às 14h, o IAB sedia o painel “Horizontes para a Música Independente”, com Fioti, A Fúria Negra, Sandra Belê, Seu Pereira e mediação de Fany Miranda (CEO da Casa Empreendedora Hub). Ao mesmo tempo, o Balaio Nordeste recebe a oficina “Gestão Coletiva na Música”, com Marcia Xavier (UBC), abordando o cadastro e recebimento de direitos autorais.

Às 16h, o Hotel Globo recebe o talk “Da Arte ao Negócio – Estratégias para uma Carreira Sustentável”, com Eliane Dias (advogada, empreendedora, produtora cultural e empresária na Boogie Naipe), que compartilha sua visão sobre construção de carreira na música. A programação se encerra às 17h30, no Na Garagem Discos, com o debate “O Papel do Poder Público e das Marcas no Desenvolvimento da Música e da Cena Independente”, com Fernanda Alves (Natura), Galiana Brasil (Itaú Cultural), Murilo Albuquerque (BNB), Marcus Alves (Funjope) e Bia Cagliane (Presidente da Funesc), com mediação do professor Artur Maia.

A programação inclui ainda showcases no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, a partir das 19h, nos dois últimos dias do evento. Com atrações que celebram a diversidade da música independente, o evento traz showcases com a potência progressiva do Papangu, a tradição nordestina de Vó Mera, as experimentações de Elon, o som empoderado de Merliah, além das misturas da Jazz & Beats Orquestra e o elogiado trabalho de Vieira. A curadoria do evento selecionou as atrações paraibanas dentre as dezenas de inscrições feitas para os pitchings do evento, além de convidar artistas de renome nacional como a banda Boogarins e a cantora Bixarte com participações especiais de Filosofino e Lau Capym.

Sobre o projeto

O Coquetel Molotov Negócios é um espaço de formação, articulação e reflexão sobre o mercado cultural, com foco na autonomia artística e no fortalecimento das cenas locais. O projeto tem patrocínio da AeC via Lei Rouanet, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba e da FUNJOPE, além de parceria de mídia da Parahyba FM, Trend Mídia, S.O.M. e O Grito. A realização é da Coda Produções em parceria com o Ministério da Cultura.

Nas palavras de Flávia Tomagnini, Diretora Jurídica e Compliance Officer da AeC: “Este patrocínio reflete o compromisso da AeC com o desenvolvimento das regiões onde atua. Temos como princípio fazer a diferença no mercado e na sociedade, e fomentar o setor cultural é um dos principais meios de colaborar com este desenvolvimento. Esta é, certamente, uma experiência positiva para nós, uma vez que a iniciativa atrela nossa marca a um projeto de grande impacto social e cultural para o Estado da Paraíba.”

Serviço: 

Coquetel Molotov Negócios – PB
João Pessoa: 30 e 31 de maio e 1º de junho/ 2025
Locais: Centro Histórico de João Pessoa – Hotel Globo, Vila do Porto, IAB, Associação Cultural Balaio Nordeste e Na Garagem Discos
Patrocínio: AeC – Lei Rouanet 
Apoio: FUNJOPE, FUNETEC, Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba
Mídia Parceira: Parahyba FM, Trend, S.O.M. e O Grito 
Realização: Coda Produções e Ministério da Cultura – Governo Federal
Mais informações: @noarcm
Inscrições abertas: https://forms.gle/7Zg6C5VNxfpYzLif8/

PROGRAMAÇÃO

João Pessoa/PB

SEXTA – 30/05

PARAHYBOLICA HUB CRIATIVO

14h00 – 17h00

OFICINA – Elaboração de projetos culturais com Gerson Abrantes (Fundador da Parahybólica Cultural)

CENTRO HISTÓRICO

15h00 – 17h00

Caminhada Jampa Negra – Com Felipe Coutinho

HOTEL GLOBO

17h – 19h

Apresentação: Session com Luiz Lins (PE), Bione (PE), A Fúria Negra (PB), Clara Potiguara (PB) e Benke Ferraz (GO)

SÁBADO – 31/05

VILA DO PORTO

10h00 – 12h00

Pitchings

IAB

10h00 – 12h00

OFICINA – ONErpm apresenta: Descomplicando as DSPs: Boas práticas para um pitching efetivo para para o streaming e Palco Digital: Estratégias para músicos no YouTube com Julia de Camilo (DSP Relations Coordinator) e Pietá Rivas (Coordenadora do time de vídeos)

14h00 – 15h30

OFICINA – Deezer Apresenta: Estratégias Digitais para Artistas: Da Distribuição à Viralização – Com Helena Gaia (líder de Artist Relations da América Latina) e Eduardo Ribas (coord. de Diversidade e Inclusão)

Essencial para artistas e profissionais da música entenderem como potencializar sua presença no streaming. O encontro abordará desde a distribuição digital até estratégias para engajamento, algoritmos, inclusão em playlists e formas de impulsionar lançamentos. Além da apresentação do especialista, haverá um momento aberto para perguntas e discussões, permitindo que os participantes tragam exemplos reais e recebam insights personalizados sobre como otimizar sua carreira no ambiente digital.

15h30 – 17h00

PAINEL – Palco Aberto: Festivais e Casas de Show fomentando cenas com Alexandre Rossi (programador e produtor do Circo Voador), Gerson Dias (diretor do Psica), Xyco Vasconcelos (multi-instrumentista e criador do Caravela Cultural) e Giovanna Maia (fundadora do Loca Como Tu Madre) com mediação de Ana Morena (diretora do DoSol)

Os festivais e casas de show são peças fundamentais na construção e fortalecimento da cena musical independente. Mas como esses espaços podem impulsionar artistas locais e criar oportunidades reais no mercado? Nesta mesa, reunimos gestores de festivais e casas de show para discutir desafios, estratégias e soluções para fortalecer a cena, promover diversidade e ampliar conexões entre público, artistas e produtores. Um bate-papo essencial para quem quer entender os bastidores da música ao vivo e seu impacto na indústria cultural. –

ASSOCIAÇÃO CULTURAL BALAIO NORDESTE

14h00 – 16h00

OFICINA – Inteligência Artificial na Produção Musical: Potencializando o Processo Criativo com o Moises App – Com Chico Corrêa (artista e produtor musical) e Vieira (artista e produtor musical)

Nesta oficina interativa, mergulharemos no universo criativo da produção musical utilizando AI com o app Moises junto com o produtor musical Chico Correa e o artista pessoense Vieira. Através de uma abordagem prática, vamos explorar o processo de criação de uma música desde a pré-produção até a masterização, em tempo real. A oficina traz a experiência que combina criatividade, tecnologia e música. Durante a oficina, os participantes poderão interagir e experimentar livremente com os recursos da plataforma, incentivando a colaboração e a troca de ideias. Seja você um iniciante ou um produtor experiente, poderá contribuir e explorar as infinitas possibilidades que o Moises oferece para dar vida às suas composições.

NA GARAGEM DISCOS

14h00 – 16h00

OFICINA – Desvendando o TikTok para Artistas – Com Clemente Magalhães (influenciador, produtor musical e consultor de marketing digital)

O TikTok se tornou uma ferramenta essencial para artistas se conectarem com o público, mas muitos ainda não sabem como utilizá-lo estrategicamente. Nesta oficina, Clemente Magalhães desvenda os segredos da plataforma, mostrando como transformar conteúdo criativo em engajamento real e crescimento de audiência.

17h30 – 19h00

DEBATE – Qual o Futuro que Estamos Construindo para João Pessoa? – Com Ramon Suarez (fundador do Vila do Porto e diretor do Festival Alumiô), Gabriella Kollontai Benvenutty (produtora cultural e mãe fundadora da Casa das Benvenutty), Mari Santana (artista e produtora do Jazz & Beats), Neguin do Rap (artista e diretor do Rolê de Quebrada) com mediação de Gi Ismael (jornalista, realizadora audiovisual e diretora de comunicação da ATUA comunicação criativa)

João Pessoa vive um momento de efervescência cultural, com uma cena independente pulsante e um crescente interesse por eventos e festivais que movimentam a cidade. Mas quais são os desafios e oportunidades para quem produz cultura na capital paraibana?

HOTEL GLOBO

16h30 – 18h00

TALK – Palavras girando ao redor do sol – Com Cátia de França (artista) e mediação de Lenne Ferreira (co-fundadora da Aqualtune Produções e fundadora do Afoitas)

LARGO DE SÃO FREI PEDRO GONÇALVES

Showcases

19:30 – DJ Kamet

20:00 – Papangu

21:00 – Merliah

22:00 – Jazz & Beats Orquestra

23:00 – Boogarins

DOMINGO – 01/06

VILA DO PORTO

10h00 – 12h00

Pitchings

IAB

11h00 – 12h30

OFICINA – Da Margem para o Mundo: Caminhos de Circulação na Música Eletrônica com Libra (PE)

A DJ e produtora LIBRA irá abordar processos e estratégias que visam a expansão da carreira de artistas da música eletrônica no mercado internacional e em grandes plataformas do nicho. A partir de experiências da artista em sua trajetória como sua própria manager, o talk tem o objetivo de ilustrar possibilidades de difusão e conexão entre DJs e produtores musicais com curadores, gravadoras e outros artistas do mercado da música eletrônica no Brasil e no mundo.

15h30 – 17h00

PAINEL – Horizontes para a Música Independente com Fioti (artista e empresário), A Fúria Negra (artista), Sandra Belê (artista), Seu Pereira (artista) com mediação de Fany Miranda (artista, empreendedora e atual presidente da AME-PB (Associação de Mulheres Empreendedores da Paraíba)

Quais são os desafios e oportunidades para artistas e profissionais da música hoje? Como construir uma carreira sustentável no mercado independente? Nesta mesa, reunimos artistas, produtores e empresários da música para discutir estratégias de profissionalização, novos modelos de negócio e os caminhos para expandir a cena musical, conectando talentos locais e nacionais às tendências do setor.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL BALAIO NORDESTE

14h00 – 16h00

OFICINA – Gestão Coletiva na Música: Como Organizar, Cadastrar e Receber Seus Direitos Autorais – Com Marcia Xavier (Consultora em Gestão de Direitos Autorais e administradora do repertório de titulares da UBC-PE)

Esta mesa traz uma conversa essencial sobre a gestão coletiva de direitos autorais, com foco no ECAD e na UBC. Será abordado o processo de cadastro de obras e fonogramas, como garantir a remuneração das músicas nas plataformas de streaming e como receber corretamente os valores gerados. Além disso, os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento dos sistemas de gestão e a importância da gestão coletiva para músicos e produtores.

NA GARAGEM DISCOS

17h30 – 19h00

DEBATE – O Papel do Poder Público e das Marcas no Desenvolvimento da Música e da Cena Independente – Com Fernanda Alves (coordenadora de marketing na Natura), Galiana Brasil (gestora do Núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural), Murilo Albuquerque (gestor do Centro Corporativo de Cultura no BNB), Marcus Alves (diretor executivo da Funjope) e Bia Cagliane (Presidente da Funesc), com mediação de Artur Maia (pesquisador, professor universitário e publicitário)

Um bate-papo sobre como grandes marcas e instituições têm apoiado a música e a cultura independente no Brasil. A conversa abordaria estratégias de investimento, editais, patrocínios e cases de sucesso, além de discutir como artistas e produtores podem se conectar melhor com essas oportunidades.

HOTEL GLOBO

16h30 – 18h00

TALK – Da Arte ao Negócio: Estratégias para uma Carreira Sustentável – Com Eliane Dias (advogada, empreendedora, produtora cultural e empresária na Boogie Naipe)

Neste encontro, Eliane Dias, empresária e gestora da Boogie Naipe, dos Racionais MC’s, compartilha sua experiência à frente de um dos maiores grupos da música brasileira e discute os desafios e caminhos para artistas e profissionais construírem carreiras sólidas e sustentáveis no mercado musical. Da gestão de carreira ao empreendedorismo na música, a atividade traz insights práticos sobre autonomia, direitos, planejamento e estratégias para quem busca profissionalizar sua trajetória na indústria criativa.

LARGO DE SÃO FREI PEDRO GONÇALVES

Showcases

19:30 – Casa da Baixa Costura

20:00 – Vó Mera

21:00 – Vieira

22:00 – Elon

23:00 – Bixarte feat. Filosofino e Lau Capym