O setor brasileiro de eventos é um dos que mais crescem no mercado global, ultrapassando R$ 70 bilhões anuais e posicionando o país entre os sete maiores do mundo. Aproveitando essa oportunidade, os empreendedores Rodrigo Cartacho, David Tomasella e Marcelo Cartacho se uniram para criar a Sympla, um startup de venda de ingressos, inscrições e controle de participantes em eventos que acaba de completar um ano e conquistar dois investidores estratégicos.
Em 2011, os empreendedores deixaram seus empregos na Europa e Estados Unidos para voltar ao Brasil e apostar todas as fichas nesta iniciativa. “É recompensador ver que milhares de pessoas e empresas têm realizado festas, encontros, cursos, palestras, congressos e shows usando nosso serviço. Para melhorar, muitos participantes se convertem em organizadores de eventos online e offline, replicando o alcance da ferramenta”, conta o cofundador da Sympla, Rodrigo Cartacho. Segundo ele, a Sympla não traz custos para organizadores de eventos gratuitos, e cobra uma taxa de serviço em eventos pagos. Para maior flexibilidade, essa taxa pode ser absorvida pelo organizador ou repassada ao participante no preço do ingresso ou da inscrição.
A praticidade da Sympla faz com que ela possa ser usada de pequenos a grandes eventos, tanto para quem já possui larga experiência no ramo como para os que ainda estão começando. Em 5 minutos ou menos, o produtor cria seu evento e coloca à venda seus ingressos pela Internet customizando os dados de acordo com o perfil de público a ser atingido. E sem falar que a plataforma já vem integrada com as redes sociais, ajudando na divulgação do evento com o público.
Recentemente redes de organizadores como o Fora do Eixo, que realizam milhares de espetáculos anuais, resolveram adotar a plataforma Sympla como forma prioritária de acesso às suas atividades, como Grito Rock, que será realizado em mais de 300 cidades, shows e festivais.
Novos parceiros – Após acompanhar a inscrição em eventos como TEDx e utilizar a Sympla em eventos como o Conexão Vivo e o Festival Natura Musical, a eficiência da plataforma atraiu o produtor cultural Kuru Lima, proprietário da Cria! Cultura e um dos mais respeitados produtores de eventos do Brasil. “Fiquei encantado pela facilidade ao utilizar a Sympla. Após 25 anos realizando eventos enxerguei imediatamente uma revolução, sobretudo para o mercado de pequenos e médios organizadores, até então desassistidos de ferramentas disponíveis apenas em grandes empreendimentos”. O produtor testou a Sympla em um evento com mais de 30 mil pessoas e vem utilizando diariamente o sistema em sua casa de espetáculos. “Comprovei a segurança e a qualidade da plataforma e decidi me associar ao grupo para alavancar seu crescimento, ampliar suas ferramentas de gestão e beneficiar outros realizadores”, explica Kuru Lima.
Lima se une a Yuri Gitahy, fundador da Aceleradora, que já atuava como mentor da startup desde o lançamento e em 2013 complementa o aporte de capital. “A Sympla se diferencia dos concorrentes pelas ótimas métricas de crescimento, além de ter um time muito produtivo e focado. A plataforma traz receita desde o primeiro mês, já cobre todo o Brasil e o engajamento dos usuários é acima da média”, explica Gitahy. Segundo ele, o investimento inicial está na casa das centenas de milhares de reais e dois fundos já estão estruturando um possível novo aporte, estimado em R$ 2 milhões.
Sobre – A Sympla é uma plataforma para gestão de pequenos e médios eventos pioneira no Brasil que prioriza a simplicidade, facilidade e agilidade para organizadores e participantes. Fundada pelo produtor de eventos Rodrigo Cartacho e os engenheiros de software Marcelo Cartacho e David Tomasella, todos com experiência profissional e empreendedora na Europa e EUA, a Sympla cobre toda a cadeia do serviço em eventos, da venda de ingressos à divulgação, acompanhamento financeiro, gestão e controle de entrada dos participantes.
Com mais de 27 mil fãs no Facebook, antes do fim de 2012, o empreendimento já tinha atingido a marca de 1500 eventos em 250 cidades e conquistou a liderança no setor online de gestão de eventos: grandes empresas, centenas de produtoras e milhares de usuários já utilizam cotidianamente a ferramenta. Esse desempenho chamou a atenção da revista Exame, que recentemente citou a Sympla como uma das 10 startups para ficar de olho em 2013.






