DEZ DIAS DE CONCERTOS E RECITAIS NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

Apresentado pela Prefeitura de Gravatá e com patrocínio do BNDES e Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura, a cidade de Gravatá, no Agreste Pernambucano, recebe pelo quinto ano consecutivo uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o V Festival Virtuosi de Gravatá acontece entre os dias 12 e 21 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

Diversos recitais estão programados para o festival, que apresenta pela primeira vez no Brasil, espetáculos com o violinista americano Giora Schmidt, o pianista russo Ilya Ramlav e a soprano britânica Amanda Boyd. Ao lado deles, nomes conhecidos do público do Virtuosi como o filipino Victor Asuncion, o romeno Catalin Rotaru, o brasileiro Rafael Altino e o Ensemble São Paulo fazem novas apresentações no evento.

Uma das características do Virtuosi é a preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis. As atrações convidadas já conquistaram prêmios internacionais em diferentes categorias e instituições, garantindo um prestígio ainda maior ao evento. Com isso, assim como ocorre nos anos anteriores, a expectativa é de sessões lotadas, com a presença até de público de outras cidades vindo prestigiar o festival.

A quinta edição do festival recebe ainda cerca de 30 bolsistas, todos instrumentistas de cordas de Pernambuco, Paraíba, e outros estados que, além de integrar a orquestra do festival recebem aulas de professores como os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios; os violistas Rafael Altino e Marcelo Jaffé; a violoncelista dinamarquesa Katarina Bundgaard e o violoncelista americano Robert Suetholz, além do contrabaixista Catalin Rotaru. Vale salientar neste grupo de bolsistas a presença de jovens músicos integrantes da Orquestra Criança Cidadã do Coque.

Mais informações: www.virtuosi.com.br