Agosto deve ter sido um dos meses em que mais recebemos material de artistas de todo o mundo pela Groover! É sempre um desafio fazer esse Top 10 e a playlist do mês porque tem tanta coisa legal acontecendo. Mas sempre nos atentamos a procurar artistas que possam se conectar com o nosso público e, quem sabe, passar pelo nosso país. Desta vez passeamos por diversos países (Irlanda do Norte, EUA, Alemanha) e vamos dentro do Brasil conhecer artistas que estão em Goiânia, Recife e Salvador, entre outros locais. Está uma delícia de escutar!
Antonio (Tone)
@ajm.tone
O seu nome é Antonio, mas algumas pessoas o chamam de “Tone”. É por isso que o seu nome artístico é “Antonio [Tone]”. De Lorton, Virgínia, ele é um dos poucos rappers de lá. Ele faz música para “ajudar a espalhar positividade e motivação”. Sua música foi feita para ajudar o maior número possível de pessoas a se sentirem confortáveis consigo mesmas e assim se esforçarem a serem a melhor versão de si mesmas. Mas há muitas facetas/partes cativantes e memoráveis em sua música. Tone tem um estilo único de rimar e tem tudo para começar a crescer e conquistar um público maior pelo mundo.
Arya Zappa
@aryazappa
Radicada em Berlin, Arya Zappa desenvolveu seu estilo musical com uma voz peculiar e bebendo influências tão distantes quanto Pet Shop Boys, Echo and the Bunnymen, House francesa dos anos 90 e psicodelia italiana dos 70. Tudo isso veio a preencher as canções de seu primeiro disco. E depois de receber uma indicação ao prêmio Anchor, sendo tocada nas rádios BBC, WDR e Radio Eins em 2020, Zappa retornou com um novo trabalho. As músicas são densas e equilibradas em composições elegantes que passaram pelas mãos experientes de Mikko Gordon, engenheiro de som de Radiohead e Arcade Fire.
Coline Blf
@colineblf
Coline Blf é uma autora, performer e cinegrafista belga de 23 anos. Inspirada na adolescência pela cena independente de língua inglesa, Coline cria peças à sua imagem misturando algo de intimista junto ao pop francês. O seu universo musical vintage e solar é influenciado por Clairo, Mac Demarco e por muitos artistas francófonos como Lewis Of Man e Claire Laffut. Ela lançou seu primeiro single “Tell Me” em 2018 alcançando mais de 700.000 ouvintes. Também cinegrafista, Coline faz vídeos no Youtube e em seu canal compartilha momentos da vida e fala sobre música, fotografia e ecologia. Comprometida com a justiça social e ambiental, ela defende diversas lutas, da fast fashion às mudanças climáticas.
Henzee
@henzeeeee
O cantor e compositor HENZEE, uma das apostas da nova cena da música jovem brasileira e independente, acaba de lançar seu primeiro EP “VOANDO PELA ÓRBITA DA TERRA”. O EP traz uma temática ‘trash’, fala sobre paixões bregas e chega em uma pegada que mescla influências dos anos 80 até 2000. Produzido por Ivok e Liz8bit, o lançamento mistura elementos orgânicos e sintéticos lembrando referências do indie pop e do rock alternativo. Nascido em Salvador, o cantor e compositor HENZEE, começou sua carreira em 2020, ao lançar nas plataformas digitais seu primeiro single “PFVR”. Com influências ecléticas, seu trabalho resulta em uma sonoridade sem barreiras de gênero, e uma identidade visual contemporânea.
Hóspede da Rua Rosa
@hospedesdaruarosa
“Não Inventa” é a faixa escolhida para ser o primeiro single que antecede o lançamento do álbum de estreia da Hóspedes da Rua Rosa. Guiada por uma letra que fala de nostalgia e amores que cada um de nós criamos, a música deles é marcada por guitarras “fuzzeadas”, entrando em sintonia com pianos, baixos elegantes e toques de bateria espaciais. Usam como referência o som de bandas como Beatles, Arctic Monkeys, O Terno e Os Mutantes, sendo todas elas um bom norte de algumas músicas que podem ser ouvidas no álbum. O grupo nasceu no Recife durante os atípicos anos de 2020 e 2021, sendo sua formação composta por Johnny de Sousa, Talita Cordeiro, Victor T. Sales e Vinícius Marçal.
Kelp
@itskelpmusic
Kelp, mais conhecido como Jordie Sunshine em Belfast,é uma pessoa enigmática que conversa com a música eletrônica experimental e o pop sinfônico. É produtor caseiro em HD e um cantor extraordinário. Arrancado do vazio no pico da pandemia em 2020, Kelp nos presenteou com 7 singles e 2 EPs até agora, com destaque para ‘Lamentation’ e ‘Shady Palms’ chegando ao programa de novidades de Tom Robinson na BBC Radio 6. Seu último lançamento, WannabeNobody é a primeira música do EP intitulado ‘0H, ARE TH3Y L1KE wEE 90s P0P Songs 0r, no?’, graciosamente financiado pelo Arts Council of Northern Ireland com colaborações diversas e um som que é “diferente do material normal, mas por esse motivo, exatamente o mesmo”.
Madame Raph
@madameralph
Madame Ralph é o eu lírico de Ralph Holzmann, compositor de Resende, RJ. Com músicas escritas entre 2017 e 2019, o artista lança seu primeiro EP, “A Extraordinária Destruição do Lugar Seguro”, com 06 canções. As faixas buscam referências no indie rock contemporâneo (Arcade Fire, Deerhunter, Radiohead) e no tropicalismo dos Mutantes. O single “Juiz”, lançado dia 02 de Julho que tematiza a angústia existencial experienciada pelo compositor durante um período onde viveu sucessivas crises de pânico. Centrada na confusão entre a repressiva angústia da morte e a explosiva alegria da vida, a canção narra os diálogos internos da relação do sujeito lírico com seu super-ego, como no trecho “Se meu amor é tudo de mim, de quem é a raiva, o luto e a baixeza?”.
Maduli
@ma.duli
Uma paixão acalorada durante uma tarde de verão. Em Sinal, a jovem cantora Maduli, convida o ouvinte para se jogar na pista, na sala de casa, na beira da piscina
ou em casas de show em uma canção que abraça ritmos brasileiros com pitadas
de rock e pop. Nascida em Palmas (TO), Maduli se mudou para Goiânia quando ainda tinha cinco anos e, desde então, mantém um contato vicinal com a música. O resultado de todo o aprendizado acumulado na sua formação musical pode ser ouvido em Sinal, canção escrita pela artista e pelo produtor Braz Torres. A música tem Rodrigo Andrade na bateria, Rafael Gomes no contrabaixo e Felipe Tichauer assina a masterização.
Night Talks
@night_talks
Night Talks lançou seu segundo álbum, Same Time Tomorrow, no começo de 2022, após um show de lançamento esgotado no The Troubadour. O mais novo single do álbum “On And On” esteve por 8 semanas em #1 no KROQ Locals Only desde que estreou no programa em fevereiro. A banda começou a gravar este disco em 2019 e encerrou a produção em março de 2020. Foi quando a pandemia mudou os planos de lançamento do grupo e eles aproveitaram o momento posterior para tornar o lançamento deste álbum ainda mais especial. Eles usaram o tempo livre recém-descoberto que tinham para dar a cada música um videoclipe de acompanhamento – cada um conceitualizado, dirigido, editado e produzido por eles mesmos. Same Time Tomorrow é um refinado álbum de rock/pop com muito material para dançar, chorar e sentir. Este álbum foi um trabalho de amor, e com todo o tempo gasto para trazê-lo ao mundo, eles esperam que tenha valido a pena esperar.
Zaina Woz
@zainawoz
ZAINA canta a desilusão e o desejo de liberdade emocional em “Tua Pele Nua”. A faixa é marcada por diversas influências que se congregam de modo muito interessante. Entre elas, MC Bin Laden, Madonna e Fernanda Abreu. Originalmente composta sobre o ritmo de samba, a canção ganhou, com a alquimia do produtor HELI, uma batida funkeada guiada por sintetizadores e diferentes camadas de vozes. Alexandre Alencar assina a direção geral do filme e Gabriel ‘Sete Pele’ Bianchini – que também trabalhou com IZA, Rayssa Leal e marcas de grande visibilidade no Brasil – soma na direção de fotografia. ZAINA é responsável pela direção criativa. O resultado é um grande carnaval surrealista, onde tudo parece acontecer.






