.
[Por Ana Garcia]
Esse será um dos últimos Top 10 Groover do ano porque agora o meu foco será o festival No Ar Coquetel Molotov e depois cuidar da minha gravidez. Mas não posso deixar de compartilhar alguns uns artistas que amei conhecer e que merecem esse destaque. O mês de setembro tem novamente uma mistura de países, mas sempre trago alguns lançamentos brasileiros para a listinha. Espero que gostem!
https://www.deezer.com/br/playlist/10772504202
Clo
@lifeforclo
Clo é uma cantora e compositora de Neo-Soul/Jazz/R&B. Em setembro lançou seu segundo single, Big Smile. Nascida em São Francisco e criada em Bruxelas, Clo atualmente divide seu tempo entre Paris e Nova York. Clo ainda trabalha como modelo de passarela e estuda neurociência na conceituada Universidade de Columbia. Pianista de formação clássica desde os 4 anos de idade, a experiência e a formação cosmopolita dela se refletem fortemente na sonoridade da sua música e na maturidade de suas letras. Aprimorando seu ofício através da escrita e gravação constantes por quase uma década, Clo está pronta para compartilhar sua história com o mundo.
Coco Bans
A importância dos nossos mundos internos e refúgios mentais é destacada em “Double Life”, do álbum “Chronicles of an Altered Life”. O título é uma mistura sutil de pianos e mellotrons, vozes angelicais e paisagens imaginárias. Coco Bans molda tudo isso e assim não para de subir para o topo dos streams com mais de 500.000 plays e colaborações de prestígio como Charli XCX e Woodkid.
Elaine Kristal
Elaine Kristal é uma cantora e compositora de Staten Island, NY. Esta poderosa e emotiva cantora gosta de música desde muito cedo, participando de peças teatrais em sua escola primária. Inspirada em Alicia Keys, que tem sido uma inspiração incrível em sua vida e música, a voz de Elaine oferece um componente de cura, alcançando um equilíbrio harmonioso entre calmaria e fúria. Começou a tocar com um de seus melhores amigos, Mikey Fuego em um evento de microfone aberto. Percebendo que as pessoas estavam vindo apenas para vê-la se apresentar, um dia ela percebeu que todo o lugar começou a cantar sua música.
Giant
Partir. Pôr-se a caminho. Seguir viagem. Essas poderiam ser as palavras-chaves por trás do primeiro EP do músico hispano-brasileiro Giant. “A Partida de Quem Não Voltou” está disponível em todas as plataformas e além de “Sorte Grande” e “Na Caixa”, que já haviam sido divulgadas, o EP apresenta as inéditas “Volto Atrás”, “A Cada Passo” e “Clandestino”. “Este trabalho surge num momento de reflexão entre migrações, questionando quantas vezes teria de ir e vir, construir e destruir, fazer e desfazer; reinventar; me reinventar. Deixar tudo pra trás em busca de um recomeço, ou a volta para um lugar idealizado, que talvez já nem exista. É a minha história sobre desenraizamento, a saudade e a partida (de quem não voltou)”, revela.
Glassmanet
Glassmanet é um projeto psicodélico de dream pop/rock executado por uma artista audiovisual radicado na Noruega. Ao longo do ano passado, vários singles curtos foram lançados e ganharam notoriedade por estações de rádio underground e revistas de música, como a Swedish Zero Music Magazine nomeando Glassmanet como “Um dos melhores artistas mais interessantes da Noruega no momento”. “Hypnagogic Hydrosphere”, lançado recentemente faz parte do álbum de estreia do Glassmanet, “Glassplanet”. O single é uma mistura eclética de dream pop caleidoscópico, folk e indie rock psicodélico. Até recentemente, o projeto era uma banda de uma mulher só, mas neste single apresenta contribuições externas na bateria e no baixo.
Maré Tardia
@maretardia
Depois de emplacar dois singles (100% independentes) seguidos na editoria Indie Brasil, do Spotify, a Maré Tardia chamou atenção do renomado produtor Alexandre Capilé e do empresário e músico Fábio Mozine, dois gigantes do cenário underground brasileiro. A banda fechou contrato com uma parceria inédita entre as gravadoras de ambos, Laja Records e Forever Vacation para gravar seu primeiro disco homônimo. A sonoridade cativante da Maré Tardia é um de seus pontos mais marcantes. Após um show, um fã disse à banda que “Surf Punk” o fez mergulhar numa nostalgia de algo que ele nunca viveu. A banda já está em turnê de divulgação com agenda lotada e está se organizando para realizar uma turnê de divulgação em São Paulo e Paraná em novembro.
Thaïs
Nascida em Paris em meados dos anos 90 e criada em Montreal, a cantora e compositora Thaïs oferece uma música pop suave, mas borbulhante. Criando uma atraente mistura de sons sintéticos e etéreos, a jovem artista levanta a voz para cantar sobre melancolia, solidão e amor perdido. Uma instrumentista talentosa e ágil, ela evolui em um universo musical onde arranjos delicados e um som indie distinto encontram poderosos grooves eletro. Com sua voz suave, aérea e bem controlada, No início de 2021, ela assinou contrato com o selo Montréal Bravo musique e lançou seu primeiro álbum, Tout est parfait.
Torvelim
@torvelim_
Torvelim, projeto liderado por Luiz Libardo, que conta com Joaquim Roxo e Lucas Francisco lançaram o single “Uma Cobra a Mais” em todas as plataformas musicais. Buscando trazer de volta a cena da BQ80, a banda natural de Brusque (SC), assina a composição, execução e produção do Single, como também as futuras faixas do EP de estréia chamado “Post Tédio”. Pensamento crítico, política e tudo que é desgraça são temas discutidos pela banda em seu EP produzido por Luiz junto a Davi Carturani. A atmosfera do álbum resgata a atmosfera faladora do Post Punk que dominou o mundo em meados de 1980. Traz pra contemporaneidade essa estética sonora e visual que serviu de canto torto e sincero para a juventude de uma época.
Vitu
O lançamento do EP “Despedida” marca a entrega de um capítulo inteiro na carreira de Vitu. O que começou com o clipe “Deixa Sossegar” (2020), um lançamento paralelo durante a pandemia, virou o primeiro show solo, o primeiro clipe e agora, o primeiro disco solo. Vitu é o projeto solo do vocalista e guitarrista da banda Moreati, Vitor Locatelli. Conhecidos na cena capixaba, já chegaram a dividir palco com nomes como My Magical Glowing Lens, The Baggios, Deb and the Mentals, André Prando, BaianaSystem, Duda Beat e Liniker. Os visualizers contam com Luiza Grillo (gravação, produção, direção, montagem e edição), Vitor Locatelli (direção, montagem, produção) e Anita Ramalhete (figurino).
Ytso & Wayne
Ytso and Wayne é um projeto de rock alternativo liderado por Anne-Claire (Ytso) e Vanessa (Wayne). Os dois músicos dividiram muitos palcos por anos com seus antigos grupos e começaram sua primeira colaboração em meados dos anos 2010. O projeto tomou forma em 2020 quando várias obras foram compostas remotamente durante o confinamento ligado ao coronavírus. Seu primeiro single “The Night of Nights” foi lançado acompanhado de um clipe experimental cativante e sombrio. Anne-Claire e Vanessa compartilham uma paixão comum pelo rock alternativo do BRMC, Warpaint, Sonic Youth, The Black Keys, Savages e até Oasis e Radiohead. A música de Ytso e Wayne nos mergulha em um abismo melancólico sombrio e poético carregado por uma voz hipnótica e guitarras explosivas.






