Programa de desenvolvimento da cena musical brasileira, o Conexão Vivo lança ferramentas que ampliam a experiência do público durante os eventos musicais. As soluções são fruto de parceria da Vivo com a Plankton Digital Brain, empresa digital baseada em Belo Horizonte.
O conceito dos aplicativos, que envolvem interações via Twitter, Facebook, Foursquare e SMS – sempre ativadas gratuitamente pelo celular do usuário – é dar voz ativa ao público durante os shows e possibilitar que as pessoas se mantenham conectadas às suas redes de forma simples e sem custo.
Lançadas de forma pioneira na etapa do Conexão Vivo em Belo Horizonte, em maio, as ferramentas foram testadas já em um estágio mais avançado durante a etapa de Salvador (BA), em agosto, e serão experimentadas com novas funções pelo público do Recife durante o No Ar Coquetel Molotov, festival parceiro do Conexão Vivo.
Os aplicativos permitem que o público interaja com os telões espalhados pelos eventos, poste conteúdos georeferenciados em um mapa colaborativo na Fanpage do Conexão Vivo no Facebook e, ainda, que a partir de um SMS gratuito (recurso disponível em todos os modelos de aparelho), curta os shows diretamente no Facebook e publique uma mensagem em seu mural. Além disso, quando autorizado pela banda ou músico, o usuário que curte o show recebe de presente, também pelo Facebook, uma música em mp3 daquele artista.
Todo o conteúdo colaborativo gerado pelo público será transmitido simultaneamente na Fanpage do Conexão Vivo, em uma expansão do projeto a ser lançada no final de outubro. Manter próximos e em constante colaboração todos os elos que compõem o setor produtivo e criativo da música é o objetivo central do Conexão Vivo, que com essas novas aplicações tecnológicas traz o público, de forma ativa, para ainda mais perto de todo esse universo. E tudo isso pode ser conferido via Internet. Mesmo de longe, o público pode ver os shows do festival No Ar Coquetel Molotov ao vivo pela Internet no portal www.conexaovivo.com.br/aovivo.
Foursquare
Durante o festival, os usuários da rede social Foursquare que fizerem CHECK-IN na VENUE (local) do evento irão aparecer nos telões do evento. Caso este CHECK-IN esteja acompanhado com SHOUT (comentário), o texto comentado pelo usuário irá aparecer no telão. Para que o sistema funcione é fundamental que os usuários sejam amigos do perfil do Conexão Vivo. Os CHECK-IN de usuários em todos os eventos do Conexão Vivo pelo Brasil alimentam também um mapa virtual na Fanpage do Conexão Vivo no Facebook.
Facebook: curtir via SMS
O público do No Ar poderá interagir com o Facebook mesmo se não tiver um smartphone ou conexão de dados. Isto será possível através do envio de uma simples mensagem de texto SMS com a palavra CURTIR para um número (27800). Para isso, o usuário deve cadastrar seu número de celular com uma das promotoras Vivo no evento. O envio destas mensagens é gratuito para o público. Ao CURTIR os shows, as mensagens também vão para os telões. E como retribuição ao fã que curtiu o show, o sistema entrega a ele uma música do artista que previamente autorizou seu download.
TELÃO: Twitter e SMS
Durante os shows o público poderá interagir com os telões ao se relacionar com as redes sociais Twitter, Facebook e Foursquare. Os usuários poderão ainda enviar mensagens de texto via SMS. Os conteúdos serão filtrados por um moderador para evitar linguagens ofensivas e na sequência serão projetados no telão com a informação do usuário e seu comentário. Com relação ao Twitter, os tweets com a hashtag (jogo da velha) #conexaovivo ou #noarcm serão captados pelo moderador. Do Foursquare o telão mostrará os usuários que fizerem CHECK-IN e os comentários. E quem “Curtir” os shows do Conexão no Facebook via SMS também vai aparecer no telão. A Fan Page pode ser acessada em facebook.com/conexaovivo.
Conexão Vivo
Dezenas de projetos musicais de todo o país fazem parte do programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DvDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.
O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.
Tecnologia
A Plankton Digital Brain é um estúdio de inteligência digital especializado em criatividade, tecnologia e inovação, com foco na combinação inusitada de recursos tecnológicos para criar projetos impactantes para os clientes e seus públicos.





