BELO HORIZONTE SEDIA FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS

De 9 a 13 de novembro, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza, na Serraria Souza Pinto, a sétima edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). Tradicionalmente o evento homenageia uma personalidade e um país. Este ano os escolhidos foram Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e a Coreia do Sul, país cuja produção de quadrinhos, os manhwás, tem aumentado muito nos últimos anos.

Mesas redondas, bate-papos, exposições e 44 oficinas – tanto para quadrinistas iniciantes quanto para os mais experientes –, serão oferecidas ao público. Ao todo, o FIQ trará a Belo Horizonte 69 artistas convidados. Desses, mais de dez vêm de outros países, como Estados Unidos, Coreia do Sul, França, Argentina e Espanha. Nomes como Fábio Moon, Gabriel Bá, Jill Thompson, Mauricio de Sousa, Horacio Altuna e Lélis estarão reunidos, interagindo com o público.

Representantes de duas das maiores editoras do segmento no mundo, como Eddie Berganza (DC Comics) e C. B. Cebulski (Marvel), estarão presentes no evento, analisando portfólios e incentivando novos artistas que querem ingressar no promissor mercado dos quadrinhos. Para o Coordenador Executivo do evento, Afonso Andrade, o FIQ tornou-se referência no país. “Os quadrinistas têm, durante o Festival, a oportunidade de estar em contato direto com grandes nomes dos quadrinhos, além de editores e pessoas experientes no mercado. Essa troca é muito importante para eles”, ressalta.

O FIQ dialoga com diversas iniciativas de incentivo à leitura desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, transformando-o em um festival que vai além de um encontro de quadrinistas. Esse movimento faz com que a população se sinta inserida no processo criativo, seja estimulada a ler e a aproximar-se da literatura em suas mais variadas vertentes.

A abertura oficial do FIQ acontecerá às 16h do dia 09, com a presença do criador da Turma da Mônica e homenageado desta edição, Mauricio de Sousa. Após a abertura, Mauricio conversará com o público em uma edição mais que especial do projeto Conversa em Quadrinhos. No dia 10, pela manhã, o autor fará uma sessão de autógrafos para os presentes.

A homenagem à Coreia do Sul irá extrapolar o mundo dos quadrinhos. Nos restaurantes populares de Belo Horizonte serão servidos, de 10 a 13 de novembro, pratos inspirados na culinária do país. Churrasco e entrecosto coreanos são exemplos do cardápio preparado por chefes especializados na cozinha asiática. A iniciativa é uma parceria com a Universidade Estácio de Sá. Na Serraria Souza Pinto, as quadrinistas sul coreanas Chon Kye-young e Park Sang-sun participarão do Painel Coreia do Sul, onde falarão sobre os quadrinhos na Coreia, país de grande tradição nessa arte.

Internet – Em 2011, o Festival Internacional de Quadrinhos está ainda mais interativo. Enquanto o twitter oficial do FIQ (@fiq_bh), e sua página no Facebook (facebook.com/festivalinternacionaldequadrinhos) farão uma cobertura completa da programação, a TV FIQ exibirá vídeos enviados por convidados e participantes, dando o tom de interatividade da sétima edição do evento. Quem não puder comparecer ao FIQ, terá a chance de assistir a entrevistas com os principais convidados e acompanhar a programação pela TV Conecta, que também fará a cobertura do Festival.

O site oficial do evento (fiqbh.com.br), abriga todas as informações sobre os convidados, programação de mesas, estandes e lançamentos. É no site que os interessados podem fazer inscrição para as oficinas máster, para as avaliações de portfólio e os professores e diretores de escolas podem inscrever suas turmas para visitas ao FIQ. Além disso, informações sobre os homenageados desta edição – Mauricio de Sousa e Coreia do Sul – estão à disposição dos interessados.

Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ)
Quando:
9 a 13 de novembro – a partir das 10h
Onde: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro)
Entrada franca