Depois do sucesso da estreia no Palácio das Artes e de reunir 18 mil pessoas em quatro dias no Parque Municipal, a programação do Conexão Vivo chega à Praça do Papa para a última etapa da fase de shows de grande porte, em Belo Horizonte. Nos dias 26 e 27 de maio, 18 artistas de cinco Estados e um convidado internacional se apresentam, gratuitamente, a partir das 15h, numa grande festa para toda a família.
Reconhecido como um dos pontos altos do calendário cultural de Minas Gerais, o Conexão Vivo completa doze anos de parcerias com artistas emergentes da nova cena cultural brasileira, sem se esquecer de trazer aos palcos nomes importantes da história da música no País.
Marco da sua vocação, o programa promove ações descentralizadas em espaços públicos, que costumam reunir crianças, jovens e adultos de todas as idades. Na Praça do Papa, a programação traz atrações de várias partes do país e ainda um convidado internacional, o cantor e instrumentista argentino Javier Maldonado –um dos nomes mais respeitados da cena portenha, que lança no país o seu último disco Musas Domesticas En El Meridiano V. O show de Javier, no sábado, contará com as participações especiais das pratas da casa Pedro Morais e Affonsinho.
Entre talentos emergentes e nomes tradicionais de seus estados de origem, a festa conta também com o suingue dos baianos Juliana Ribeiro e o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador, o Ylê Aiyê. A força da música instrumental mineira entra em cena em duas visões estéticas bastantes diferenciadas, com Juarez Moreira e Dibigode. Os mineiros Vitor Santana, Marku Ribas, Sérgio Pererê e Mauricio Tizumba também marcam presença em participações especiais.
Depois de um passeio pelo Rio de Janeiro com Manu Santos (artista mais votada no edital de seleção do Conexão Vivo), pelo universo “Mangue Beatle” dos pernambucanos radicados em São Paulo da banda Volver e a sofisticada instrumentação da Orquestra Rumpilezz, do baiano Letieres Leitte, a temporada inicial da edição 2012 mineira do Conexão Vivo se encerra no domingo com música paraense. Formada por um trio de metais de músicos militares que eletrizam o público com muita lambada, carimbó, síria e lundu, as Metaleiras da Amazônia chegam a Belo Horizonte reforçadas pela presença dos conterrâneos paraenses Dona Onete, Juca Culatra e Pio Lobato (PA).
Conectividade – Durante o Conexão Vivo na Praça do Papa o público poderá interagir com os telões no ambiente do evento através das redes sociais Twitter, Facebook e Foursquare, ou via SMS gratuito. As mensagens enviadas para os telões formam um conteúdo colaborativo que será transmitido em tempo real na fanpage do Conexão Vivo.
Entre os dias 17 e 20 de maio, no Parque Municipal, o relacionamento online com o público gerou mais de 36 mil visitas e quase 93 mil visualizações de páginas no portal www.conexaovivo.com.br, com 5.190 pessoas que assistiram as transmissões dos shows pela Internet ao vivo. Nas principais redes sociais, a página do Conexão Vivo no Facebook ganhou mais de 2. mil novos fãs e mais de 170 mil visualizações de mensagens.
Estas ações começaram a ser desenvolvidas pela Plankton Digital Brain em 2011, como parte de um conjunto de ações multiplataforma encabeçadas pela Cria! Cultura, gestora nacional do programa Conexão Vivo. Ao longo do ano passado, mais de 10 mil pessoas interagiram com os shows do programa em Minas Gerais, Bahia, Pará e Pernambuco por meio da integração de recursos nas redes sociais.
CONEXÃO VIVO BH
PRAÇA DO PAPA
26 DE MAIO – Das 15h às 21h
JULIANA RIBERO (BA) convida VITOR SANTANA (MG)
JUAREZ MOREIRA (MG)
DIBIGODE (MG)
JAVIER MALDONADO (ARG) convida PEDRO MORAIS e AFFONSINHO (MG)
YLÊ AIYÊ (BA) convida MARKU RIBAS (MG), SÉRGIO PERERÊ (MG) e MAURICIO TIZUMBA (MG)
27 DE MAIO – Das 15h às 21h
MANU SANTOS (RJ)
VOLVER (SP)
ORKESTRA RUMPILEZZ (BA)
METALEIRAS DA AMAZÔNIA convidam DONA ONETE, JUCA CULATRA E PIO LOBATO (PA)
Mais informações: www.conexaovivo.com.br






