Na programação de atividades do festival No Ar Coquetel Molotov 2011, temos dois seminários bastante interesantes nesta semana pré-shows no Recife. Os dois abordam o papel da crítica cultural e o entendimento da função jornalística na difusão da música, seja ela erudita ou popular. Os seminários, que ocorrem em parceria com o Laboratório, Cultura e Crítica, possuem entrada gratuita e a distribuição de senhas de acesso acontece uma hora antes do seu início.
O primeiro seminário, intitulado “Música Clássica: Novos tempos?” será realizado nesta terça (11/10) no Teatro Hermilo Borba Filho (Recife Antigo) às 19h com a presença do jornalista Irineu Franco Perpétuo, o maestro Carlos Anísio e com mediação do crítico de música clássica Carlos Eduardo Amaral.
A música comumente chamada de “clássica” tem atravessado anos com releituras por solistas, orquestras e novos compositores. E seu público se mantém fiel e cada vez mais atento aos lançamentos e intepretações ao vivo. A transmissão digital de óperas e concertos nos cinemas e o aumento no catálogo de obras em blu-ray tem contribuído não só para fidelizar o público já conhecedor, como ainda instigar o interesse de uma nova geração a fim de conhecer estas obras. A crítica para a música de câmara acompanha também esta renovação de público e de formatos?
Como o jornalista e o crítico musical de hoje pode trabalhar e divulgar o que escreve havendo uma proliferação tão grande de material a ser ouvido e de sites, blogs e portais com conteúdo similar? Como é possível aproveitar as novas mídias e as redes sociais para também atualizar a linguagem jornalística em si? O público a qual estas críticas, resenhas e entrevista está disposto a ler análises profundas ou conferir se a opinião do autor bate com a sua? São todas questões relevantes que temos que ter em mente hoje em dia para debater e compartilhar com o público que consome e os jornalistas e músicos que criam este produto.
O seminário “Jornalismo Cultural: Novos rumos e linguagens?” ocorre na quinta-feira (13/12) às 19h no auditório da Livraria Cultura e conta com a presença da jornalista Patrícia Palumbo (do programa Vozes do Brasil) e do professor Jeder Janotti (UFPE) com mediação do jornalista Thiago Soares.
Laboratório, Cultura e Crítica – Ano 2 – Edição #5
Música Clássica: Novos tempos?
Com Irineu Franco Perpétuo, Carlos Anísio e Carlos Eduardo Amaral
11 de Outubro de 2011 (terça-feira)
19h (os ingressos começam a ser distribuídos as 18h)
Local: Teatro Hermilo Borba (Rua Cais do Apolo, 121) Bairro do Recife
Laboratório, Cultura e Crítica – Ano 2 – Edição #6
Jornalismo Cultural: Novos rumos e linguagens?
Com Patrícia Palumbo, Jeder Janotti e Thiago Soares
13 de Outubro de 2011 (quinta-feira)
19h (os ingressos começam a ser distribuídos as 18h)
Local: Auditório da Livraria Cultura – Rua Madre de Deus, 110 – Bairro do Recife








