FESTIVAL REÚNE ATRAÇÕES DO SELO SUB POP EM SÃO PAULO E GOIÂNIA

FESTIVAL REÚNE ATRAÇÕES DO SELO SUB POP EM SÃO PAULO E GOIÂNIA

Uma verdadeira revolução sonora em forma de festival. A Construtora Música e Cultura e a Inker Agência Cultural promovem a realização do SUB POP FESTIVAL, que acontece em São Paulo, dias 14 e 15 de maio, e em Goiânia, dentro do Festival Bananada, no dia 16 de maio. Antes disso, o festival passa por Santiago, no Chile, dia 10, e por Buenos Aires, Argentina, em 11 de maio.

As bandas que tocam e o próprio festival têm ligação direta com a Sub Pop de Seattle, gravadora-selo de música independente mais importante dos Estados Unidos. No final dos anos 80 e, principalmente, no início dos anos 90, o selo criou novas nuances para a produção de rock de todo o mundo.

Criada em 1986 pelo produtor musical Jonathan Poneman, a Sub Pop nasceu com a intenção de lançar bandas novas do Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos. Em quatro anos, a gravadora conseguiu colocar Seattle no mapa mundial da música, lançando nomes como Nirvana, Soundgarden e o Mudhoney.

Para a primeira edição brasileira do SUB POP FESTIVAL, três bandas de diferentes gerações foram escolhidas: a seminal Mudhoney, o trio canadense METZ e o Obits, do Brooklyn, Nova York.

Atrações – Cinco vezes no Brasil, o Mudhoney, influenciado principalmente pela Nirvana e Pixies e apadrinhada desde o princípio pelo Sonic Youth, lançou o novo disco Vanishing Point no início de 2013. O grupo é “co-irmão” do Pearl Jam, já que dois de seus integrantes, Mark Arm e Steve Turner, foram companheiros de Jeff Ament e Stone Gossard no Green River, considerada por muitos como a primeira banda grunge, criada em 1984.

Já o trio de noise rock de Toronto, METZ, é um dos nomes mais expressivos da nova safra de bandas do selo. O grupo sabe criar arranjos simples e potentes, feitos à base de riffs poderosos, com uma bateria extremamente alta e frenética, um vocal rasgado e muitas vezes gritado pelo vocalista Alex Edkins. A crítica descreveu o METZ com produções de melodias à lá Beatles e ferocidade do Big Black.

Para reforçar a programação do SUB POP FESTIVAL no Brasil, a Obits promove um show de garage punk para não deixar ninguém parado. Criada no Brooklyn em 2006, a banda já coleciona três álbuns: I Blame You (2009), Moody, Standard and Poor (2011) e Bed and Bugs (2013).

Os três grupos se apresentam no Audio Club, em São Paulo, dia 15 de maio, e levam a marca SUB POP para o festival Bananada 2014, em Goiânia, dia 16. O Mudhoney, que possui uma carreia bastante sólida no Brasil, ainda se apresenta em Uberlândia, Minas Gerais, no dia 13 de maio, no Club Lounge.

No dia 14 de maio, Chris Jacobs, gerente geral do selo há 17 anos, estará no Cine Olido após a exibição do documentário “I’m Now: The Story of Mudhoney” para conversar com o público. Juntam-se a ele na mesa Mark Arm e Steve Turner, do Mudhoney, e Chris Slorach, baixista do METZ.

SUB POP FESTIVAL – SÃO PAULO
14 de Maio / Screening Documentário “I’m Now: The Story Of Mudhoney” e Bate-Papo
Local: Cine Olido – na Galeria Olido, Av. São João, 473, Centro.

15 de Maio / Shows
Local: Audio Club – Av. Francisco Matarazzo, 694 – Barra Funda.
21h00 – Abertura da Casa/ DJ Set Steve Turner (Mudhoney)
22h00 – Obits
23h00 – METZ
00h00 – Mudhoney
01h15 – DJ set Adriano Cintra
Ingressos: www.ticket360.com.br / R$ 160,00 / 80,00 (meia entrada)

SUB POP FESTIVAL – GOIÂNIA
16 de Maio /
Festival Bananada
Com Mudhoney, METZ e Obits
www.festivalbananada.com.br

Leia Mais
KARINA BUHR NO TEATRO DA UFPE
KARINA BUHR NO TEATRO DA UFPE