Após oito anos de experiência na organização da conferência internacional Rio Music Market, a Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) lançou em 2019 o GiRo Digital, quando visitou sete cidades (São Paulo, Curitiba, Brasília, Recife, Porto Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Rio de Janeiro) trazendo as informações mais atualizadas do mercado. As oficinas têm foco em como otimizar o uso das novas ferramentas digitais para profissionais da música.
No atual ecossistema criativo em que o espaço digital ganha cada vez mais importância, barreiras antes intransponíveis para produtores independentes foram superadas. Estruturas logísticas que eram necessárias para colocar produtos físicos nas prateleiras das lojas tornaram-se dispensáveis. Atualmente, trabalhos musicais estão a apenas um clique de dedo de qualquer ouvinte. De fato, estudos da Worldwide Independent Network (WIN) demonstram que mais de 30% das vendas digitais de produtores independentes vêm de fora de seu país de origem.
Mas juntamente com as novas oportunidades, surgem novos desafios: Para onde vai este mercado? Como se destacar em meio a tanto conteúdo disponível? Como planejar uma estratégia de divulgação criativa, adequada ao perfil de cada artista? Que ferramentas o mundo digital oferece para planejar, executar e medir os resultados pretendidos? Como os direitos autorais funcionam nos meios digitais? Qual o papel dos selos, dos artistas e dos agregadores neste novo ecossistema? Estas são algumas perguntas que o projeto vai abordar.
Por conta da epidemia de COVID-19, edição de 2020 do GiRo Digital ABMI será no formato on-line no dia 15 de setembro, sempre contando com palestrantes e parceiros institucionais das “cidade-sede” de cada edição. A edição de 2020 também traz uma novidade: a possibilidade de encontros virtuais individuais com os palestrantes.
Cada participante poderá aproveitar um atendimento individual de 10 minutos com palestrantes, fazendo uma reserva antecipada na hora de adquirir o ingresso. Será uma hora dedicada pelos palestrantes no final do dia, mais detalhes na programação abaixo. A primeira etapa acontecerá no dia 15 de setembro de 2020 e as inscrições estão abertas na Sympla.
PROGRAMAÇÃO
9h45 – 11h – Abertura, Panorama do Mercado e Merlin
Palestrantes: Carlos Mills e Wilson Souto Jr
Empresa / Instituição: ABMI
11h – 12h – Novos Negócios e Oportunidades
Palestrante: Fábio Sabetta
Empresa / Instituição: Estação Criativa
12h – 13h – Agregadores / Distribuição digital
Palestrante: Renato Vanzella
Empresa / Instituição: Fuga
13h – 14h – Intervalo
14h – 15h – Direitos autorais no ambiente digital
Palestrante: Maria Rita Neiva
Empresa / Instituição: Universidade Mackenzie
15h – 16h – Marketing digital
Palestrante: Marina Mattoso
Empresa / Instituição: Jangada
16h – 17h – Plataformas Digitais: Amazon Music
Palestrante: Gabriel Lupi
Empresa / Instituição: Amazon Music
17h – 18h – Plataformas Digitais: Resso
Palestrante: Luana Dornelas
Empresa / Instituição: Resso
18h – 19h – Mentorias*
Carlos Mills, Fabio Sabetta, Maria Rita Neiva, Marina Mattoso e Renato Vanzella farão cinco mentorias individuais durante 10 minutos cada. Os ingressos para as mentorias são comprados à parte.
*Para ter acesso às mentorias, selecione o ingresso com a mentoria que deseja. Só é possível comprar mentoria com uma pessoa. Os horários serão distribuídos de 10 em 10 minutos entre 18h e 19h, sem possibilidade de escolha.