IN-EDIT BRASIL CHEGA À SUA 15ª EDIÇÃO COM CERCA DE 70 TÍTULOS NA PROGRAMAÇÃO

“Licht: Stockhausen’s Legacy”

A edição comemorativa de 15 anos do In-Edit Brasil, Festival Internacional do Documentário Musical, acontece de 14 a 25 de junho, em São Paulo, nas salas CineSesc, Cinemateca Brasileira, Spcine Olido, Spcine Paulo Emílio (CCSP), entre outras, tendo ainda parte da programação exibida de forma online para todo Brasil.

Nesses 15 anos, o In-Edit Brasil levou para as telas do cinema, e para o streaming, filmes dos mais diversos universos musicais, de todos os cantos do Brasil e do Mundo, além de homenagear grandes nomes do documentário musical e do cinema mundial como Albert Maysles, Dick Fontaine, D.A. Pennebaker, Murray Lerner, Carlos Saura, Andrucha Waddington, entre outros, tornando-se a principal vitrine para os documentários musicais no país.

Em 2023, o festival apresenta 68 títulos nacionais e internacionais, inéditos em circuito comercial de cinema ou streaming, com personalidades como Tom Jobim, Elis Regina, Syd Barrett e a banda Pink Floyd, Chiquinha Gonzaga, Marc Bolan e a banda T.Rex, Lupicínio Rodrigues, o rapper XXXTENTACION, Max Roach, a cantora cubana Omara Portuondo, a história do álbum “Thriller” de Michael Jackson, Los Mirlos e a cumbia amazônica, Karlheinz Stockhausen, Letrux, David Johansen, vocalista da banda New York Dolls, dirigido por Martin Scorsese, e muito mais!

O convidado desta edição é o cineasta e produtor canadense Ron Mann, que vem ao Brasil para apresentar seus filmes, entre eles, o Imagine the Sound (1981), considerado por diversos críticos como um dos mais importantes filmes sobre jazz já feitos, que reúne em entrevistas e apresentações os principais inovadores do free jazz dos anos 60 como Paul Bley, Cecil Taylor, Archie Shepp e Bill Dixon. 

Para comemorar seus 15 anos, o festival traz ainda duas mostras especiais. A Mostra Teen, com títulos que remetem à adolescência de várias gerações, como Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, Twist, Prisioneiro do Rock’ n’ Roll (com Elvis Presley), Alvorada Da Alegria (com Frank Sinatra), entre outros. E a Mostra Flashback, com títulos raros, cultuados pela curadoria do festival, mas nunca exibidos no evento – porque anteriores à primeira edição do In-Edit Brasil.

O Panorama Brasileiro inclui as seções Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta um Som e Sessões Especiais. Em 2023, o Panorama Brasileiro traz um total de 35 títulos de diversos universos musicais e artistas como Elis Regina, Tom Jobim, Miúcha,  Dolores Duran,  Fausto Fawcett, Lupicínio Rodrigues, Chiquinha Gonzaga, Lucinha Turnbull, Heitor Villa Lobos e muito mais.

Completam a programação as tradicionais atividades paralelas, com festa, DJs, pocket-shows exclusivos, debates, sessões comentadas e Feira de Vinil, envolvendo artistas como Fausto Fawcett, Letrux, Orquestra de Frevo Capibaribe, entre outros.

“Nesta edição de 15 anos, temos uma programação extensa e rica em detalhes. Tanto o Panorama Brasileiro quanto o Panorama Mundial oferecem títulos incríveis, muitos dos quais não entrarão em circuito comercial tão cedo (se é que algum dia entrarão). Então, o In-Edit passa a ser uma grande oportunidade para quem realmente gosta de ver os melhores documentários sobre música na tela grande, em alto e bom som!”, diz Marcelo Aliche, diretor artístico do festival.

No Panorama Mundial, o In-Edit Brasil traz uma fina seleção com 22 títulos inéditos no circuito comercial, além de estreias nacionais de importantes nomes da música e do cinema, como Martin Scorsese, com o documentário sobre David Johansen; Syd Barrett e Pink Floyd, num documentário inédito que reuniu os quatro membros da banda, Roger Waters, David Gilmour,  Nick Mason e Richard Wright; Marc Bolan e a banda T.Rex; o fenômeno XXXTENTACION, e muito mais.

Os longas Personality Crisis: One Night Only, documentário assinado por Martin Scorsese e David Tedeschi, que retrata David Johansen, vocalista da icônica banda The New York Dolls; Angelheaded Hipster: The Songs of Marc Bolan & T. Rex, de Ethan Silverman, faz um tributo a um dos maiores ícones do rock mundial, Marc Bolan e a banda T-Rex, que revolucionou o Rock mundial; Have You Got It Yet? The Story of Syd Barrett and Pink Floyd, de Roddy Bogawa e Storm Thorgerson, sobre o cofundador do Pink Floyd, Syd Barrett, que reúne depoimentos inéditos dos quatro membros da banda, Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright; e Alter, de Joaquín González Vaillant, um psicólogo, cantor e compositor frustrado, que faz imitações do astro mexicano do rock latino Luis Miguel.

Considerado um dos maiores gênios musicais do século XX, Karlheinz Stockhausen (1928 – 2007) nos deixou sem encenar sua última obra, “Licht”, uma ópera complexa e magnânima cuja duração, ao ser executada, é de uma semana. No filme Licht: Stockhausen’s Legacy, de Oeke Hoogendijk, inédito no Brasil, as duas esposas de Stockhausen, com ajuda do governo Holandês, assumem o desafio de montá-la.  Em CAN and Me, de Michael P. Aust. Através, inédito no Brasil, o tecladista Irmin Schmidt, fundador do CAN, um dos grupos criadores do movimento krautrock surgido na Alemanha no final dos anos 1960 – hoje com mais de 80 anos – conta como se reinventou inúmeras vezes e aborda temas como sua relação com Stockhausen e Ligeti, o uso de drogas, o minimalismo de Nova York, o passado nazista de seu pai e sua paixão pelo cinema e pela música eletrônica.

O diretor canadense Ron Mann, presta uma homenagem a Rick Kell, luthier que fez guitarras com madeira de prédios demolidos em NY para Lou Reed, Patti Smith, Bob Dylan em Carmine Street Guitars, e assina a produção de Fire Music, documentário dirigido por Tom Surgal, sobre os pioneiros do movimento free-jazz nas décadas de 1960 e 1970,  como Ornette Coleman, Cecil Taylor, Sun Ra, Albert Ayler e John Coltrane, a partir de um arquivo riquíssimo.