Na cidade do Recife, durante os conturbados anos de 2020 e 2021, nascia a Hóspedes da Rua Rosa, sendo sua formação Johnny Sousa (bateria), Talita Cordeiro (guitarra e vocal), Victor T. Sales (baixo) e Vinícius Marçal (guitarra, voz e flauta transversa). Entre a espera de poder se encontrar presencialmente e reuniões virtuais para planejar o futuro, o grupo esperou as flexibilizações do período da quarentena para poder ter os primeiros encontros e ensaios no apartamento de um dos amigos, que acabou por ser homenageado no nome da banda. Desse modo, então, os Hóspedes começaram um período de criação que pavimentou grande parte do que foi apresentado nos primeiros shows e lançamentos deles.
Reunindo uma vontade geral de realizar um projeto autoral e autêntico, o quarteto recifense teve seu primeiro lançamento no dia 8 de julho de 2022 com o single “Não Inventa”, que introduz e integra o álbum posteriormente lançado, “Eu tô muito é pior”, composto por 8 músicas. Abordando temáticas diversas, dos amores da juventude às mais intensas desventuras emocionais, Hóspedes da Rua Rosa explora ritmos do mundo todo, sem deixar de lado suas raízes brasileiras e pernambucanas, fundindo estilos como surf music, indie rock e música alternativa ao maracatu, frevo, brega e samba rock, o que atribui ao conjunto uma sonoridade única.
As principais guias estéticas do grupo são de movimentos regionais que exploram essa junção de sons, como manguebeat, udigrudi, tropicália e o próprio MPB. Ao escutar a banda, é possível notar referências como The Beatles, Queens of The Stone Age, Arctic Monkeys, Interpol e Radiohead, como também Os Mutantes, O Terno, Chico Science & Nação Zumbi, Mombojó, Reginaldo Rossi e muitos outros nomes consagrados da música brasileira e internacional. Sendo assim, uma das grandes identidades do grupo é a grande abrangência de estilos, o que acaba tornando a sua escuta um grande passeio musical.
Com a estreia nos palcos em abril de 2022, a banda já contou com presenças em espaços relevantes da cena independente pernambucana, como o Festival ArdeMaresia e Rota Independente, além de participações em festivais de relevância nacional, como a apresentação no Festival de Inverno de Garanhuns, em julho do mesmo ano. O show da banda é marcado por sua performance energética e relação carismática entre músicos e público.
Siga e acompanhe a banda:
no YouTube: Hóspedes da Rua Rosa
Instagram: @hospedesdaruarosa
Twitter: @hospedesruarosa
TikTok: @hospedesdaruarosa
Linktree: @hospedesdaruarosa