No dia 30 de março, a partir das 22h, o Z Largo da Batata (Av. Brg. Faria Lima, 724 – Pinheiros) abre espaço para o projeto Movimento Diversa, que terá os shows das bandas As Bahias e a Cozinha Mineira, MC Delacroix e a apresentação especial Trava Bizness com banda formada pelas artistas: Marina Matheus, Albert Magno, Natt Maat, Alice Guel, Rosa Luz e Malka (saiba mais abaixo). A noite será apresentada pelo mestre de cerimônias Lam Matos homem trans, negro-indígena, periférico, militante LGBT e coordenador nacional do IBRAT-Instituto Brasileiro de Transmasculinidades. Os ingressos custam R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos.
O projeto nasceu do produtor Ian Sena e da produtora brasiliense radicada em São Paulo, Marta Carvalho, que busca por meio de suas ações abrir espaço para o que hoje chamamos de minoria.
“O projeto quer demonstrar os processos criativos de pessoas trans em suas mais diversas linguagens e essa primeira ação demonstrará a música. A importância de projetos que deem visibilidade aos processos criativos e caminhos das ditas minorias no Brasil se mostram de extrema urgência para o momento em que sobrevivemos a tantas campanhas contra nossas vidas, artes e saberes. A ideia é podermos debater por meio da demonstração desses corpos e vozes nosso movimento em prol da diversidade e respeito a nossas lutas diárias pela sobrevivência. Nós não queremos somente sobreviver, somos múltiplos e criadores de novos caminhos para um mundo ideal”, explica a produtora que é negra e periférica.
“A importância de fazer parte da vida cultural da cidade de São Paulo num evento idealizado e organizado por uma mana negra bem posicionada e articulada como a Marta, num lugar especial como o Z Largo da Batata é uma grande oportunidade pra nós. Por isso fico honrada pelo convite e por fazer parte dessa festa. Festa boa com gente bem colocada nesse mundo. Evento mais que necessário e a honra é toda nossa!”, comenta Raquel Virginia, das Bahias e a Cozinha Mineira.
Primeira gravadora focada em artistas trans a Trava Bizness fará um show especial com artistas que fazem parte de seu casting. O showcase passeia por estilos que vão desde a MPB ao rap. O showcase conta com as seguintes artistas: Marina Matheus, Albert Magno, Natt Maat, Alice Guel, Rosa Luz e Malka. No show, Malka ficará responsável pela discotecagem e fará a base para as artistas se apresentarem.
O Movimento Diversa surge exatamente no momento da história do nosso país onde as vozes da intolerância ecoam contra o que é “diferente, variado ou plural”, justamente contra a diversidade. O projeto é um espaço para encontros e debate dessa diversidade, gênero, etnia, feito em apresentações artísticas como atos de afeto, acolhimento, proteção e inclusão, buscando instigar a sociedade a falar abertamente sobre desenvolvimento de carreira, empreendedorismo, lugar de fala e transformações sociais. Nesta edição traremos shows de artistas trans, porém o projeto prevê também outras iniciativas que em breve serão divulgadas.