NO AR REALIZA PRÉVIA NO FESTIVAL DA JUVENTUDE NO PARQUE DA MACAXEIRA

NO AR REALIZA PRÉVIA NO FESTIVAL DA JUVENTUDE NO PARQUE DA MACAXEIRA

NO AR REALIZA PRÉVIA NO FESTIVAL DA JUVENTUDE NO PARQUE DA MACAXEIRA

A Prefeitura do Recife e o Festival No Ar Coquetel Molotov anunciaram as atrações musicais que vão se apresentar no próximo dia 3 de novembro, no Parque da Macaxeira, no principal dia de programação do 2º Festival de Juventude do Recife: #DefendendoDireitos. O evento, que mais uma vez trará uma prévia do Coquetel Molotov, terá como principais atrações os artistas Isaar França e Luiz Lins, além da Nação de Maracatu Estrela Brilhante e do Coletivo Cores Femininas.

O festival acontece do próximo dia 31 até o dia 3 de novembro e é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), em parceria com o No Ar Coquetel Molotov e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude, com apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Segurança Urbana, Secretaria de Educação e outras pastas da PCR, além do Coletivo BoiKOT e da ONG Cores do Amanhã.

Cerca de dois mil jovens participaram da 1ª edição do Festival de Juventude, em outubro de 2017. Para 2018, quando a programação foi ampliada de um para três dias, a estimativa de público é três mil pessoas. No dia 31, o festival começa com um “rolezinho” especial de Dia das Bruxas no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, a partir das 16h. Na festa de Halloween, haverá uma Batalha de Rimas de Monstros coordenada pelo DJ Big, programador cultural do Compaz; Dança dos Mortos, concurso de fantasias, música eletrônica e outras atrações.

Já no dia 1º, a programação cultural e esportiva será a partir das 13h no Parque do Caiara, na Iputinga, onde haverá torneios de futsal, futebol de campo, de barrinha, freestyle e apresentação de grupos culturais da comunidade do Caiara.

O ponto alto da programação será o dia 3 de novembro, a partir das 14h, no Parque da Macaxeira, onde haverá intervenções artísticas, oficinas, feirinha e a prévia da 15ª edição do festival No Ar Coquetel Molotov. Isaar França e Luiz Lins são os dois artistas trazidos pelo Molotov.

A cantora, compositora e instrumentista Isaar vai apresentar músicas dos seus três discos, inclusive “Todo Calor”, o último lançamento. A jovem começou a carreira em 1995 como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, fez parte da banda Comadre Fulozinha e integrou projetos como a Orquestra Santa Massa, com o DJ Dolores, gravou com Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado.

Já Luiz Lins é um dos mais novos nomes do rap brasileiro. Com apenas dois anos de estrada, o artista natural de Nazaré da Mata é um dos destaques do PE SQUAD (selo musical pernambucano) e prepara seu primeiro álbum de estúdio. As músicas do rapper pernambucano já somam mais de 200 milhões de acessos e mais de 10 milhões de downloads.

Outra atração do Festival de Juventude é o Grupo Cores Femininas, que faz parte do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã. O coletivo é formado por mulheres que usam o Hip Hop para alcançar a cidadania e potencializar o protagonismo feminino. Também vai se apresentar no Parque da Macaxeira a Nação de Maracatu Estrela Brilhante, um dos grupos afro mais tradicionais do estado de Pernambuco. Fundada em 1906, no Alto José do Pinho, a Estrela Brilhante carrega os fundamentos da religiosidade de matriz africana, de tradição Nagô em Pernambuco, sob a coordenação da Rainha Marivalda.

Também no dia 3, os jovens do Compaz Eduardo Campos farão uma apresentação de dança de um trecho da peça “Tereza: uma luz chamada resistência”. O espetáculo homenageia figuras e grupos que marcaram história e deixaram seu legado no Alto Santa Terezinha. Durante todo o evento, a discotecagem ficará por conta do DJ Big, produtor cultural e educador social do Compaz, e da Rádio Libertadora, projeto idealizado por Eduardo Pontual, integrante do coletivo BoiKOT, que mistura música eletrônica com ritmos brasileiros.

INSCRIÇÕES – Além das atrações oficiais divulgadas pela PCR, o festival também abre espaço para a apresentação cultural de jovens recifenses. A Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) está selecionando, até esta sexta-feira (26), cinco expressões artísticas juvenis para as apresentações do dia 3, no Parque da Macaxeira. O objetivo é incentivar e dar visibilidade ao trabalho artístico de jovens, de forma individual ou coletiva, nas diversas linguagens desenvolvidas nos diferentes territórios da cidade do Recife. É possível se inscrever nas áreas de expressão artística musical, corporal (teatro e/ou dança) e visual (desenho, pintura, colagem, fotografia e/ou gravura).

O edital da seleção e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da PCR. Os interessados devem morar no Recife e ter idade entre 18 e 29 anos. A ficha de inscrição preenchida deverá ser entregue na sede da Sejuv, na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 5.600, Casa Amarela, no horário das 8h30 às 16h30.

O resultado será divulgado na próxima terça-feira (30), através do site da PCR e do Diário Oficial do Município. Quem tiver dúvidas pode ligar para os telefones 3355-3700 e 99488-6267, ou mandar e-mail para [email protected]

De acordo com a secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, o 2º Festival de Juventude tem o objetivo de promover um intercâmbio de manifestações artísticas, culturais e políticas das diversas juventudes da cidade, incentivando a ocupação criativa do espaço público por parte dos jovens e favorecendo a construção de um ambiente de não violência, que trabalha a dimensão da tolerância e da cultura de paz. “Acreditamos que a realização de festivais juvenis anuais e gratuitos na cidade contribui para o fortalecimento da cultura dos grupos juvenis e favorece o surgimento de novas bandas e coletivos culturais”, disse.

Leia Mais
J.MASCIS, CRIOLO E PATO FU PARTICIPAM DO BANANADA 2015
J.MASCIS, CRIOLO E PATO FU PARTICIPAM DO BANANADA 2015