RED BULL MUSIC ACADEMY ABRE INSCRIÇÕES

*Por Tathianna Nunes

Depois de passar por cidades como Berlim, Toronto, São Paulo, Barcelona e, mais recentemente, por Londres (2010) e Madri (2011), o Red Bull Music Academy escolheu Nova York como sede do seu encontro internacional para este ano. Realizado desde 1998, o encontro está em sua décima-quinta edição e reúne profissionais de várias áreas da música, como DJs, produtores, compositores, cantores, entre outros, selecionados por membros da Academia, via processo de inscrição. Neste ano, as inscrições serão de 02 de fevereiro até 02 de abril, sempre via site oficial do projeto – em redbullmusicacademy.com.

Do Brasil já participaram músicos e compositores como Bruno Morais (Seattle, 2005), Maurício Fleury (Toronto, 2007) e Gabriel Nascimbeni (Londres, 2010), os três residentes em São Paulo, além de Lucas Febraro (Madri, 2011), de Brasília, e o DJ Babão (Barcelona, 2008), do Rio de Janeiro. No site oficial, além da ficha de inscrição para download é possível encontrar informações adicionais sobre o projeto e FAQs com respostas às dúvidas mais frequentes.

Nova York – Caldeirão cultural do mundo, Nova York é berço de diversos gêneros musicais como hip hop, disco, house, bop, no-wave, entre outros, refletindo a característica cosmopolita desta cidade, que reúne gente de todas as partes do globo. Este traço tão forte de Nova York também está presente no Red Bull Music Academy que, ao selecionar profissionais da música de diversos países, para participarem de seu encontro mundial, promove um autêntico intercâmbio de conhecimento e experiências ao longo de aproximadamente 1 mês, em duas turmas com duração de duas semanas cada.

Red Bull Music Academy no Rio Music Conference: um painel do Red Bull Music Academy no dia 15/02, às 18h, fará parte da programação da edição nacional do Rio Music Conference 2012, evento dedicado à música eletrônica realizado no Rio de Janeiro desde 2009. Na ocasião, estarão reunidos nomes como o produtor musical Liminha e seu mais novo projeto, intitulado Power Trio – que conta com as participações do rapper Dughettu e do DJ Sany Pitbull – além de Plínio Profeta, DJ Revolution (EUA) e o músico brasiliense Lucas Febraro, que representou o Brasil no encontro mundial do Red Bull Music Academy 2011 realizado em Madri. A tônica deste painel é discutir os novos rumos da música tendo como referência o crescimento dos projetos colaborativos que reúnem diversos artistas (a exemplo do Power Trio). Mais informações sobre como participar do painel no site oficial do Rio Music Conference (http://www.riomusicconference.com.br/)

Infosessions pelo Brasil – Durante a fase de inscrições, uma série de eventos do Red Bull Music Academy serão realizados pelo mundo, incluindo o Brasil. Nas infosessions, os interessados tem como saber mais sobre como funciona o processo de inscrição em workshops com temas relacionados à produção musical local. No Brasil, as infosessions serão realizadas entre 15 de fevereiro a 17 de março – para convidados – nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Goiânia e Porto Alegre.

Red Bull Music Academy na web: www.redbullmusicacademy.com

* Produtora cultural e curadora do Red Bull Music Academy Infosession no Nordeste, Tathianna é a responsável pelas inscrições para a academia da região. Dúvidas e orientalções adicionais sobre o assunto devem ser esclarecidas pelo email: tathi@coquetelmolotov.com.br.

  1. ReleaseSanto 7
    A Santo 7 é uma bandanascida em 2012 em Salvador, Bahia, Brasil. Idealizada por Robson de Almeida, ex-percussionista da banda Lampirônicos, o novo projeto intitulado ‘baião psicodélico’imprime uma dinâmica peculiar ecria uma identidade muito própria na sua abordagem rítmica através da zabumba, que deixa de ser um simples instrumento de acompanhamento para se tornar a linha de frente do trabalho musical.

    Robson de Almeida nasceu em Salvador, Bahia e iniciou sua carreira musical em 1993 tocando no carnaval de Salvador com artistas como Waltinho Queiroz e Bandas locais. Em seguida participou de shows com artistas consagrados da música Brasileira – Tuzé de Abreu, Elza Soares e Luis Melodia.Participou de workshopsao lado derenomados músicos, a exemplo de Tito Puente e Richie “Gajate” Garcia.

    Como integrante da banda Lampirônicos Robson compôs duas músicas que estão no segundo álbum da banda, intitulado ‘Toda Prece’: ‘Subwoofer de Xangô’ e ‘Capitão Pageú’. Participou do projeto Disco de Ouro do SESC Pompéia, em São Paulo, num show em homenagem ao disco Acabou Chorare, dos Novos Baianos. Neste show os músicos daLampirônicosse apresentaram ao lado de artistas consagrados da música brasileira como Luis Melodia, Elza Soares, Baby do Brasil e Orquestra Mantiqueira. A banda participou de edições do MULTISHOW e do Mercado Cultural, dividindo o palco com Davi Moraes (RJ), Rebeca Matta e Mariella Santiago (BA), Cabruêra (PB), Bonsucesso Samba Clube e Siba (PE) e La Caution (França). Ainda com a banda LampirônicosRobson participou de dois videoclipes egravou os álbuns ‘Que Luz é Essa?’ e ‘Toda Prece’; o primeiro disco foi lançado no Brasil pela Sony Music e na Europa pelo selo VIP, sendo produzido por Paulo Rafael e Carlinhos Browncom as participações de Dominguinhos e Alceu Valença.Osegundo álbum foi distribuído nacionalmente pela Trama. O trabalho conta com as participações dos músicos Paulo Rafael (guitarrista de Alceu Valença), Marcos Suzano e da cantora Rebeca Matta.Dentre as apresentações com a Lampirônicos destacam-se as participações no Brazilian Summer Festival, 1°Festival de Música Brasileira em Londres (Inglaterra), Universidade de Coimbra (Portugal), Sfinks Festival (Bélgica), Festival Afro Brasil (Tübingen, Alemanha) e Montreux Jazz Festival (Suíça).

    O novo projeto ”Santo 7”, de Robson de Almeida é uma mistura de ritmos característicos do nordeste – baião, xote e xaxado – com música eletrônica, resultando no estilo intitulado ‘baião psicodélico’.O repertório é formado por músicas autorais, incluindo ‘Santa Fé’, ‘Casa’- uma das 14 finalistas do XII Festival de Música da Educadora FM (2014) feita em parceria com Aldemir Cameron – e ‘Baião de Itapuã’, inclusa na Primeira Coletânea Mapa Musical da Bahia, projeto realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB – que selecionou 77 músicas dentre 1367 composições autorais.

    Acompanhado por Beto Espínola (voz e guitarras)Álvaro Lobo ( Voz) e Santz(DJ), a proposta da Santo 7 é fazer uma música regional contemporânea através dos seus instrumentos típicos – zabumba e triângulo – promovendo uma fusão com sonoridades e texturas da moderna música eletrônica e samplers. Nesse caldeirão os ritmos difundidos por artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga, MUSE e Batlles – típicos representantes da música Regional Nordestina Brasileira e Mundial – ganham uma nova roupagem mostrando que instrumentos antes estigmatizados como de uso exclusivo de determinados estilos como o baião, o xote e o xaxado – no caso a zabumba e o triângulo – podem dialogar com a música eletrônica numa linguagem universal, fazendo uma repaginação da música nordestina e dando-lhe uma visão contemporânea.

    Santo 7 band:

    .https://soundcloud.com/santo7band/sets/santo-7-band
    Facebook
    https://www.facebook.com/santose7bahia

    Website
    http://robsonsete.wix.com/santosete
    https://www.sonicbids.com/santo-7-banda/about/

    Contatos:
    Robson de Almeida
    55-71-99959-6955 Vivo e WhatsApp
    55-71-987154434
    Santo7banda@gmail.com

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *