TERCEIRO DISCO SOLO DE LIRINHA CHEGA ÀS REDES: “MÊIKE RÁS FÂN”

Foto: Thaís Taverna
Foto: Thaís Taverna

Uma rádio cósmica”. É a partir dessa ideia que nasceu MÊIKE RÁS FÂN, um disco, mas, não só. O novo trabalho de José Paes de Lira, também conhecido como Lirinha, envolve, além das canções, a poesia, a performance e uma série especial de podcast, envolvendo pesquisas sobre a Rádio Drama, que será lançada em um segundo momento. Portanto, esta viagem está só começando.

Concebido entre 2020 e 2022, o álbum apresenta oito faixas inéditas, produzidas pelo próprio artista. Construído sobre a investigação da Rádio Arte e do corpo da voz, o canto falado, desenvolvido nesse projeto, apresenta um protagonismo inédito na obra de Lirinha.

Já a composição musical, definida pelas melodias e arranjos harmônicos, “é inspirada na paisagem sonora de intensa experiência sensorial e emocional da sonoplastia da Rádio Drama”, comenta o autor. Além disso, o impacto das palavras e a força expressiva da sonoridade fazem de MÊIKE RÁS FÂN uma profunda mistura entre a música e a poesia.

As participações contam com as vozes de Gabi da Pele Preta, em Estrela Negríssima; Nash Laila em Bebe; Lana Balisa, em Mesmo; o coral de Dan Maia, em Oyê; Iara Rennó, em Amor Vinil; e, por fim, Sofia Freire, em No Fim do Mundo.

SOBRE – José Paes de Lira, Lirinha, é um inventivo artista brasileiro que atua na zona de fronteira entre a música, as artes cênicas e a literatura. Começou sua carreira artística ainda criança como declamador de poesias na sua cidade natal, Arcoverde, sertão de Pernambuco e, hoje, representa uma geração de criadores que rompe paradigmas na produção musical e investigação sonora. Em 1997, idealizou e construiu o espetáculo cênico musical Cordel Do Fogo Encantado, novidade impactante e original vivenciada pela música pernambucana.

Lançou, em setembro de 2011, seu primeiro disco solo: LIRA, produzido por Pupillo (Nação Zumbi), que também assina a produção do segundo álbum, O Labirinto e o Desmantelo, de 2015. Como compositor, assinou canções interpretadas por artistas como: Gal Costa (Jabitacá), Céu (Sangria), Pitty (Lágrimas Pretas), Elba Ramalho (Nossa Senhora da Paz), Natiruts (Não Chores meu Amor), Otto (O que dirá o mundo e Meu Mundo) e Fábio Trummer – Eddie (Ela Vai Dançar, Só Faltou Você Dizer Adeus e outras). 

Ouça aqui: https://tratore.ffm.to/lirinhamikersfn