Aprofundar a conexão entre os batuques afro-brasileiros e o hip hop é o intuito deste super trio, que dispensa apresentações. A junção de Lúcio Maia (Nação Zumbi), o DJ PG (Elo Da Corrente) e o MC Rodrigo Brandão (vulgo Gorila Urbano) dá origem a um dos mais inventivos discos de 2014, pode anotar!
A estética musical é psicodélica e altamente percussiva, de letras positivas e forte identidade nacional. A formação mistura as rimas e o equipamento eletrônico, essenciais ao rap, com os elementos orgânicos liderados pela guitarra da mais importante banda do mangue beat. E, por que não dizer, uma das maiores do Brasil.
[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/117037839″ params=”auto_play=false&hide_related=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]
Como Brandão é o MC oficial da Zulu Nation no Brasil, com direito a batismo do criador Afrika Bambaataa, papa absoluto da cultura de rua mundial, o grupo foi nomeado ZULUMBI, uma junção que homenageia ambas as nações: tanto a do autor de Planet Rock quanto aquela fundada pelo saudoso Chico Science. Ao vivo, o Zulumbi conta ainda com Marcos Gerez (baixo), Munhoz (microfone) e Mestre Nico (percussão).
Composto por 10 faixas inéditas, o disco foi co-produzido por Daniel Bozio e conta com uma série de participações especiais. Das cantoras Juçara Marçal e Anelis Assumpção aos jazzistas norte-americanos Rob Mazurek e Jason Adasiewicz, passando pela rapper Yarah Bravo (ligada ao cultuado selo inglês Ninja Tune), assim como os músicos Thiago França e Marcelo Cabral, muitos talentos desfilam suas colaborações no decorrer da audição. Sem falar nos companheiros de longa data, tanto do Elo da Corrente quanto da Nação Zumbi.