PRÉVIAS DO PÁTIO TERMINAM COM MÚSICA PARA TODOS

Por Rachel Queiroz

A última noite das prévias do Coquetel Molotov no pátio de São Pedro foi marcada pela variedade entre as atrações. Subiram ao palco Bê Formiga, de Pernambuco, e Fusile e Graveola e o Lixo Polifônico, ambas de Minas Gerais.

Após decorar o palco com fitas vermelhas, que lembravam o clipe Cocoon, de Bjork, Bê Formiga apresentou-se com as músicas de seu novo trabalho “A Mulher do Fim do Mundo”. Ela afirma que nessa nova fase de sua carreira procura tenta traduzir suas angústias, medos e desejos através de sua música “em um processo de maior aceitação de mim mesma”, segundo conta a artista. Trazendo nas vestimentas e no palco elementos que compusessem uma imagem onírica, Bê produziu um show intimista e delicado para abrir a noite.

Embora tenha sito anunciada como banda de Ska, Fusile ampliou-se no termo. Em uma das músicas do show, foi possível voltar – ou avançar – em direção ao carnaval, com a sonoridade da música dos mineiros. A mistura de rock com ritmos tropicais animou o pátio, que pode curtir ao longo do show, ora ritmos mais pesados, ora ritmos mais latinos.

A banda Graveola e o Lixo Polifônico apresentou-se em seguida, com a descontração que lhes é característica. Naquela noite, lançavam para download o seu novo álbum “Eu Preciso de um Liquidificador”, com músicas que “materializam um amadurecimento muito visível na sonoridade e na performance da banda, em relação ao trabalho de 2009”, segundo explica Luís Gabriel Lopes, um dos vocalistas do grupo. Após tocarem sua seleção de músicas com letras bem-humoradas, chamaram a platéia do pátio para que dançassem mais perto do palco, finda a noite nesse clima.

E assim terminaram as prévias do Coquetel Molotov. Já as atrações musicais do festival continuam no próximo final de semana, no teatro da UFPE, com atrações nacionais e internacionais, além de workshops, oficinas e mostras de cinema. A programação completa pode ser consultada aqui no site.