Seguindo os propósitos e os desafios da interiorização e da circulação de novos nomes da música brasileira pelo país, o Conexão Vivo promove, neste fim de semana, ações em seis cidades do país. Cada uma das ações tem um perfil diferente e fazem parte do calendário de atividades do programa, que hoje abrange projetos de todas as etapas da cadeia produtiva musical, fortalecendo, sobretudo, o cenário independente.
Pará – Em Marabá, interior do Pará, o Conexão Vivo leva à orla do Rio Tocantins, na praça São Félix, shows gratuitos com artistas da rede do programa e convidados. As apresentações serão realizadas nos dias 2 e 3 de setembro, no mesmo palco que dará à cidade o espetáculo Terruá Pará, com diversos artistas da região, no dia 1°, quinta-feira.
Na primeira noite de shows, 2 de setembro, sexta-feira, a banda local Pirucaba Jazz dá início às apresentações, seguida pelos também paraenses Curimbó de Bolso e Juliana Sinimbú com o convidado Félix Robatto. A atração seguinte é Juca Culatra (PA) convidando o mineiro Celso Moretti. Pra fechar com muito balanço, sobem ao palco as paraenses Gaby Amarantos e Lia Sophia, como convidada. O sábado começa com os marabaenses Banda de Latinha do Cabelo Seco e segue com as apresentações de Delcley Machado (PA), Mestre Curica (PA), Soatá (DF) com Trio Manari (PA) e finaliza com Marco André e sua convidada Dona Onete (PA).
Minas – Cinco cidades mineiras recebem atividades do Conexão Vivo neste final de semana. Nos dias 2 e 3 de setembro, o Conexão Vivo e o projeto patrocinado Cidade Hip Hop levam a Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, artistas que representa a diversidade e qualidade da produção musical mineira na atualidade. Música instrumental, gafieira e rap estão no leque de gêneros abrangidos pela programação de shows gratuitos que acontecem na Casa da Cultura, a partir das 19h.
Já na capital mineira, as atenções se voltam ao projeto Pequenas Sessões, cuja tônica é a aproximação das artes visuais com a música instrumental mais experimental. Realizado pela segunda vez em Belo Horizonte no formato de festival, o Pequenas Sessões, iniciativa patrocinada pelo programa por meio de seu edital de projetos, contará com shows de bandas brasileiras e internacionais, workshops, performances audiovisuais e paineis de debates. A programação musical do festival é formada pelos mineiros da Constantina e Lise, criadores do projeto, o grupo paulista de pós-rock Labirinto, o uruguaio Franny Glass, o argentino Federico Durand e o mineiro Barulhista. Projeções audiovisuais durante os shows ficarão a cargo dos artistas L_ar, Igor Amin e Carou Araújo.
E em paralelo, o Circuito Mineiro de Festivais Independentes, também integrante da rede, apresenta três festivais. O primeiro a lançar suas atividades é o Festival Balido, que acontece em Ipatinga de 31 de agosto a 4 de setembro. Em seguida, inicia-se a programação da quarta edição do Festival Marreco, em Patos de Minas que vai do dia 2 até dia 10. Já no dia 3, Ribeirão das Neves recebe o Pá na Pedra com programação que vai até o dia 11. Para acessar a programação dos festivais, acesse www.circuitomineiro.org.
Próximas etapas – Todas essas atividades marcam o aprofundamento da incursão do Conexão Vivo pelo país. Em Minas Gerais, mais cinco cidades do interior recebem o programa durante setembro e outubro. Depois de Betim, o Conexão Vivo passa por Juiz de Fora (15 e 16 de setembro), Barbacena (17 e 18 de setembro), Governador Valadares (23 e 24 de setembro), Uberlândia (30 de setembro, 1 e 2 de outubro) e Montes Claros (14 a 16 de outubro).
As atividades do Conexão Vivo se estendem também às cidades paraenses de Castanhal, nos dias 23 e 24 de setembro, e Belém nos dias 21, 22 e 23 de outubro e 28, 29 e 30 de outubro, além de Salinas, que terá sua data confirmada pela produção nas próximas semanas. E na Bahia, o programa segue para Vitória da Conquista em 9 e 10 de setembro, Salvador em 16 a 18 de setembro e 3 a 5 de novembro. Toda a programação será aberta ao público e contará com oficinas e encontros musicais de artistas patrocinados, selecionados por nacional, e convidados.
Edital – O edital de Seleção Artística do Conexão Vivo vai selecionar 45 artistas para circular com o programa e o público vai participar dessa escolha. Dos 967 inscritos, uma equipe de curadores formada por profissionais da música selecionou 250 artistas de 20 estados brasileiros que passaram para a segunda etapa do Edital.
Desses 250, seis nomes serão selecionados pela votação popular que vai até 5 de setembro. A votação pode ser realizada pelo portal do Conexão Vivo ou por SMS. Basta enviar uma mensagem para o número 49810 com a palavra CONEXAO e o nome do seu artista preferido. Será válido apenas um voto por celular e a mensagem será tarifada a R$ 0,31 + impostos.






