Por Tathianna Nunes
Viagens sonoras a partir de um acordeão e um piano elétrico. Assim foi este fim de tarde de sábado, deliciosa para os olhos e ouvidos no Santander Cultural Recife. Às 17h em ponto entra o inglês Dave Thomas, num palco montado na Galeria Superior. Silêncio. Ele não fala com o público de cerca de 100 pessoas que estavam lá completamente em silêncio. Nem um espirro, mas Dave abre um sorriso. Não precisa de mais nada. Ganhou todos.
Senta-se ao piano e começa a tocar “First Dance”. Não sei se teve o mesmo efeito em todos, mas a vontade que tive foi de fechar os olhos e me imaginar num campo no interior da França com cheiro de lavanda rodopiando até cair no chão de tonta. Fã e inspirado em Yann Tiersen, Dave procura a magia que a música tem de fazer você sonhar. Sem muitos artefatos. Mas com uma doçura e habilidade que nos tocam. E sendo fã de Tirsen, ele nos brindou com “La Valse d’Amelie” no piano, como também “La Valse des Monstres” no arcodeão. Esta última eu filmei. Está no final da matéria. Lindo de morrer.
O repertório trouxe covers, composições próprias como também músicas novas que devem fazer parte do seu novo disco com previsão de lançamento para o começo de 2012. “Já tenho oito músicas compostas, estou trabalhando em outras”.
Durante a apresentação, eu tentei escolher um preferido: piano ou acordeão, ou os dois juntos como aconteceu em algumas músicas. Missão impossível. Quando você acha que ele te conquistou tirando acordes que inspiram uma paixão no acordeão, ele volta soturno, pesado ao piano te transportando a outro espaço. Fazia tempo em que eu ia a um concerto que era capaz de me fazer sonhar. Dave Thomas conseguiu.
Fiz uma entrevista rápida com o galã. Sim, ladies, fiz a perguntas que todas querem saber: Está solteiro? Claro que um desses não fica solto por aí. Por sinal, não sei como tantas meninas bonitas e novas souberam do show. Não era o público mais velho de sempre que frequenta o lugar. Deve ter sido a foto que saiu nas matérias. Ai ai!
Mas conversamos como foi tocar em Recife, das brincadeiras que ele fez durante apresentação que poucos notaram, como também um vídeo da apresentação. Espero que gostem.














