NO AR COQUETEL MOLOTOV 2012: NOVIDADES E REVELAÇÕES MUSICAIS NO RECIFE

A cada ano, uma nova surpresa e uma nova descoberta. É assim que o festival No Ar Coquetel Molotov vai construindo sua história no Recife. Completando nove edições em 2012 e com incentivo cultural do Funcultura, o No Ar anuncia as atrações musicais, que farão parte do lineup do evento, que mais uma vez toma conta do Centro de Convenções da UFPE.

Além dos shows, o festival conta com uma programação prévia extendida que inclui debates, feira cultural e a Mostra Play The Movie, que ocorre no Cinema São Luiz, do dia 11 a 15 de setembro com produções audiovisuais de diversas partes do país. Obras dedicadas a movimentos culturais e personagens intrigantes da história musical brasileira estão presentes na mostra, que ainda cine-concertos ao final de cada sessão com bandas como Catatau Instrumental, Eddie, Kalouv e Monstro Amor.

Na semana seguinte, o No Ar apresenta debates sobre moda, consumo musical e produção de eventos no auditório da Livraria Cultura com convidados especiais. Nos dias 21 e 22 de setembro, o festival passa a ocupar o tradicional espaço do Centro de Convenções da UFPE, marca característica do evento, atraindo mais de quatro mil pessoas por noite que vai até lá conferir as novidades dos expositores da Feira Cultural e os shows com atrações nacionais e internacionais.

Atrações – Assim como tem sido ao longo dos anos, o festival No Ar reserva espaço em sua programação para apresentar ao grande público algumas novidades da cena musical do Recife. Neste ano, a oportunidade chega para as bandas Tagore, The First Corinthians e Os Sertões. As duas primeiras tocam na Sala Cine UFPE, enquanto o grupo Os Sertões, comandado pelo músico Clayton Barros (ex-Cordel do Fogo Encantado), mostra o repertório do recém-lançado disco “A Idade dos Metais” no Teatro da UFPE.

Outras atrações pernambucanas ganham destaque na programação, sendo atrações nomes já reconhecidos nacionalmente a exemplo do pianista Vitor Araújo e do cantor Siba. “A/B” é o nome do novo trabalho do pianista prodígio Vitor Araújo, que apresenta estas músicas ao vivo em primeira mão no segundo dia de festival. No dia anterior, Siba tem a missão de encerrar com chave de ouro a primeira noite de festival com as faixas de “Avante”, seu mais novo disco, que proporcionou ao brilhante músico um reencontro com a guitarra em um show vibrante.

Neste ano, o festival vem trazendo mais shows de lançamento de discos, uma vez que artistas como Lucas Santtana (BA) e Thiago Pethit (SP) vão apresentar na ocasião o repertório de seus novos álbuns pela primeira vez no Recife. O cantor baiano vem para mostrar as faixas de “O Deus que devasta mas também cura”, enquanto o paulistano folk, com a ajuda da célebre cantora Cida Moreira, apresenta sua “Estrela Decadente”.

Aclamados grupos da cena independente nacional também estão vindo ao festival para tocar pela primeira vez na capital pernambucana. Garotas Suecas (SP), com sua combinação explosiva de soul, funk e música brasileira, vai mostrar porque é uma das bandas que mais tem chamado a atenção nos últimos anos. Quem causou grande rebuliço na imprensa nos últimos meses foi o grupo Madrid (SP), formado por Marina Vello (ex-Bonde do Rolê) e Adriano Cintra (ex-CSS), que deixaram de lado os ritmos que executavam em seus antigos projetos e partiram para novos horizontes musicais com um disco recém-lançado.

Por fim, a cena de rock instrumental e experimental brasileira estará bem representada no festival com shows dos grupos Galanga (MG) e ruído/mm (PR). Para definir a pluralidade de sua proposta artística, o Galanga propõe o termo “rock afrogressivo”, nome de uma de suas composições. Vindos de Ouro Preto, o grupo traz guitarras em diálogo com a tradição rítmica mineira. A ruído/mm (ruído por milímetro) lançou no ano passado o superelogiado álbum “Introdução à Cortina do Sótão”. Experimentais, viscerais, criativos. Depois de três trabalhos lançados, até ecos de tango foi incorporado a sonoridade post-rock do grupo, que por mais que viaje em diversas influências continua deixando o som bem alto.

Internacionais – Blonde Redhead (EUA), Yeti Lane (França), The Mary Onettes (Suécia) e Rain Machine (EUA) são as atrações internacionais que o No Ar Coquetel Molotov está trazendo ao país em sua nona edição. Rain Machine, projeto musical do guitarrista Kyp Malone, é, na prática, uma versão crua e mais experimental da banda Tv On The Radio, da qual o músico também faz parte. Aclamados pela revista Les Inrockuptibles como “uma das melhores bandas francesas desta época”, o duo parisiense Yeti Lane trabalha de maneira irreparável grooves, efeitos e riffs de kraut-rock e shoegaze. Yeti Lane traz na bagagem o disco “The Echo Show”, que chegou nas lojas no início deste ano.

Com doze anos de estrada, dois álbuns completos e quatro EPs, os suecos do The Mary Onettes são uma referência frequente na música pop escandinava atual. A sonoridade pop da Suécia está sempre presente nas músicas da banda como não poderia deixar de ser. Formada por Kazu Makino (voz/guitarra) e pelos irmãos Simone e Amedeo Pace (voz/bateria e guitarra, respectivamente), o Blonde Redhead se tornou ao longo dos anos uma banda influente e cultuada ao redor do mundo com seu indie-rock/dream-pop. Com o disco “23”, lançado em 2007, conseguiram uma visibilidade ainda maior, ao ter faixas dele inseridas em trilhas sonoras de seriados como Skins, Numb3rs e Grey’s Anatomy.

Encerrando o evento, o festival tem a honra de celebrar junto com o público recifense os quarenta anos do querido disco “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, eleito pelos críticos da revista Rolling Stone como o Nº 1 dos 100 Melhores Discos do Brasil. Quem comandará a festa é o cantor Moraes Moreira, que chega ao palco do Teatro da UFPE acompanhado de sua banda. O show comemorativo do disco “Acabou Chorare” foi realizado apenas em algumas cidades do sul do país e é a primeira vez que chega ao Nordeste.

Histórico – De 2004 até hoje, o festival No Ar Coquetel Molotov percorreu uma gratificante trajetória. O festival, que nasceu no Recife em 2004, surgiu com a necessidade de se tornar um diferencial na região, primando por uma programação artística com shows de bandas novas e revelações. Esta sintonia entre público e produção fez com que o No Ar Coquetel Molotov tenha crescido gradativamente e tenha conseguido lotar a capacidade do local onde é realizado nos últimos anos.

O festival já trouxe ao Recife grupos como Beirut (EUA), Nouvelle Vague (França), Dinosaur Jr (EUA), Guillemots (UK), Peter Bjorn and John (Suécia), Tortoise (EUA), e Teenage Fanclub (Escócia), além de muitos outros. Crescendo a cada ano, o festival se torna sucesso entre público e crítica não apenas por sua programação internacional, mas também pela diversidade de suas atrações locais e nacionais.

NO AR COQUETEL MOLOTOV 2012
PROGRAMAÇÃO

MOSTRA PLAY THE MOVIE
Homenagem ao roteirista Hilton Lacerda
Cinema São Luiz – 11 a 15/09 – A partir das 18h30
Cine-concertos com: Catatau Instrumental, Kalouv, Eddie e Monstro Amor

DEBATES
Livraria Cultura – 18 a 20/09 – A partir das 19h
Temas: Meio Ambiente & Sustentabilidade, Mercado Fonográfico & Vinis e Moda & Consumo

SHOWS

SEXTA – 21/09
SALA CINE UFPE – A partir das 17h
The First Corinthians (PE)
Galanga (MG)
Garotas Suecas (SP)
The Mary Onettes (Suécia)

TEATRO DA UFPE – A partir das 21h
Os Sertões (PE)
Lucas Santtana (BA)
Rain Machine (EUA)
Siba (PE)

SÁBADO – 22/09
SALA CINE UFPE – A partir das 17h
Tagore (PE)
ruído/mm (PR)
Yeti Lane (França)
Madrid (SP)

TEATRO DA UFPE – A partir das 21h
Vitor Araújo (PE)
Thiago Pethit (SP)
Blonde Redhead (EUA)
Moraes Moreira canta “Acabou Chorare” (BA)

Local: Centro de Convenções da UFPE – Recife – PE
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
À venda na Farm (Shopping Recife), Delta Expresso (Recife Antigo), Café Castigliani (Derby) e Eventick (http://eventick.com.br/coquetelmolotov)
Mais informações: (81) 3048-0558

Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco
Apoio: Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Consulado Geral da França, Institut Français, Bureau Export, Universidade Fora do Eixo, Fabrica Estúdios, Literato, 7Arte, Mingus, TVU, MTV, Cepe, Livraria Cultura, Ray-Ban, Vice e Revista Continente
Realização: Coquetel Molotov Produções